A coluna de notas políticas da Prensa mudou de cara e de nome, agora é a Pólis, mas as figurinhas continuam as mesmas e rendendo comentários. Fale com a redação – (22) 99287-8832.
JÁ DESMENTI O PALHAÇO! – Na onda das Fakes News foi disseminada nas redes sociais a anedota de que Ele, Alair Corrêa, não é pré-candidato a prefeito de Cabo Frio e sim pré-candidato a vereador. A Prensa fez contato com o experiente político, vitorioso em 1996, 2000, e depois em 2012, e recebeu dele a resposta (em caixa alta) bem ao seu tom cheio de autenticidade: “UMA MENTIRA DE UM IRRESPONSÁVEL DONO DE UM BLOG ! SOU PRE- CANDIDATO A PREFEITO, JÁ DESMENTI O PALHAÇO, BOA NOITE”.
QUEM É O VICE? – Com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as eleições municipais, todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, tiveram início nesta segunda-feira (31)e vão até 16 de setembro. Em Cabo Frio, o assunto das rodas de conversa eram um só: a escolha do vice do Serginho. Os rumores apontam para o vereador Vanderlei Bento. Ele, que apoia a pré-candidatura do irmão gêmeo para cadeira na mesma casa legislativa, alçaria voos mais altos rumo ao executivo.
ELE NÃO ATENDEU – O então pré-candidato a vice-prefeito de Búzios na chapa da vereadora Gladys Nunes, Gugu Braga, nos disse que poderíamos ligar nesta segunda-feira (31) para sabermos o desfecho do papo sério que estava marcado entre ele e Gladys. O assunto é quem a substituirá na disputa eleitoral, já que ela teve o recurso contra a impugnação negado. Fez a promessa e não cumpriu, mas a Prensa aguarda com a certeza ele sabe que quem quer exercer um cargo público jamais ignora a imprensa e minimiza sua importância. Amanhã tentaremos novamente.
JÁ SE FOI MEU CARNAVAL – Aliás nenhum dos 16 pré-candidatos à prefeitura de Cabo Frio anunciou chapa, o que dá margem a muitos burburinhos. Em Búzios não é diferente. O atual prefeito, André Granado, disse a plenos pulmões ao retornar ao cargo (depois de mais de dez afastamentos), que após o Carnaval, ele anunciaria o novo prefeito (a) de Búzios. O doutor só esqueceu de salientar em que ano o anúncio aconteceria. Ou será que a data foi alterada pela pandemia?
QUER APOIO SEM REJEIÇÃO? – E pelo jeito os pré-candidatos que poderiam sair na frente na disputa pela sucessão estão patinando por aí. A candidatura oscila conforme a popularidade do prefeito despenca. Em entrevista recente, o único que até o momento mencionou aceitar apoio foi Joãozinho Carrilho, mas fez questão de ressaltar que ele e André têm ‘cpfs’ diferentes. Difícil para o eleitor engolir essa, já que a família anda junto com o grupo político desde 2012 em idas e vindas, namoros e divórcios. Apesar de ter sido um dos vereadores mais jovens de todo o país, a pré-candidatura do Joãozinho não decola de jeito nenhum. Decepção custa a passar.
DEU RUIM – E ainda sobre pré-candidatos, o Tolentino Reis tomou um belo puxão de orelhas, ao vivo, em plena live (ou seria showmício moderno?). O moço promoveu um encontro ao vivo com show e muita falação. Resultado? Não poderá mais utilizar o formato durante a pré-campanha. A casa dos sonhos, quase virou pesadelo.Vale destacar que por unanimidade, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, em sessão extraordinária na última sexta-feira (28), que candidatos não podem participar de lives promovidas por artistas com o intuito de fazer campanha eleitoral.
A decisão foi um posicionamento do Tribunal é uma resposta a uma consulta feita pelo PSOL questionando a legitimidade de participação dos candidatos em lives,ideia que tem recebido o nome de “livemício”. Esse formato já foi extinto há alguns pleitos pois sempre vinha carregado do bom e velho abuso de poder econômico. Quem não lembra dos comício de Toninho Branco com shows de Calcinha Preta e Pink. Cala-te boca!
LÁ E DE VOLTA OUTRA VEZ – A SAGA DE CARLOS AUGUSTO BALTHAZAR – Em algo que pode ser considerado um exemplo de perseverança ou quem sabe se agarrando nas últimas esperanças de se manter na política municipal, Carlos Augusto Balthazar (MDB) anunciou pré-candidatura à Câmara dos Vereadores.
Os eleitores se dividem nos comentários feitos nas redes sociais. Enquanto alguns torcem pela volta de Balthazar, outros julgam uma certa arrogância (com um toque de descaramento, talvez?) um ex-prefeito que deu causa a uma eleição suplementar tentar ser candidato novamente. Naquela mesma eleição extemporânea, ele, em uma atitude bem audaciosa, e bem similar a essa atual, Carlos Augusto tentou concorrer ao mesmo pleito que foi criado por causa de sua cassação. Obviamente que a Justiça indeferiu a nova candidatura e a eleição determinou que Marcelino Borba seria o novo prefeito da cidade.
Porém, mesmo depois de toda essa saga, é possível ver o rosto sorridente de Carlos Augusto Balthazar anunciando a nova candidatura.