A coluna de notinhas políticas da Prensa mudou de cara e de nome, agora é a Pólis*, mas as figurinhas continuam as mesmas e rendendo comentários.
Golias e David – Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (24), a vereadora Gladys Nunes afirma haver um verdadeiro complô de políticos querendo barrar a sua candidatura a prefeita de Búzios. Ameaçada de não poder participar das eleições deste ano por não ter prestado contas em 2018 após campanha para deputada estadual, ela diz que perdeu o prazo para informar suas contas porque sua contadora foi comprada por adversário político. Gladys destaca que outros candidatos que perderam o prazo já conseguiram na justiça reaver seus direitos políticos, mas ela não consegue, uma vez que seu processo é alvo de influências misteriosas. Visivelmente irritada no vídeo, a vereadora diz aos políticos pré-candidatos de Búzios: “vocês são Golias e eu sou David e eu vou contra vocês. A partir de hoje vai ter briga dia a dia. E você pré-candidato grileiro, corrupto, que roubou as terras dos buzianos, toda semana eu vou gravar numa terra invadida e provar que você é um político safado. Vou provar que você esteve em Brasília tentando negociar o meu processo. Eu sou pré-candidata a prefeita de Búzios. Engole que dói menos”.
Atrasados? – Os boletins da Covid-19 em Búzios, que eram atualizados diariamente às 7h, agora passam o dia todo sem os novos dados. Outra ressalva é em relação aos números de infectados nos bairros e por faixa etária. Eles sobem e descem sem nenhum critério, o que deixa o leitor pensativo sobre a veracidade dos dados. Melhor rezar para ser “apenas” incompetência na gestão dos números. Afinal, quando teremos planilhas atualizadas com os óbitos relacionados por faixa etária, data, sexo e bairro onde residiam? Alô Prefeitura, ajusta isso aí!
Pode festinha? – E teve festinha em Búzios com presença de pré-candidato à Prefeitura. O encontro rolou em Tucuns, na surdina (ou nem tanto assim), com música ao vivo e tudo. O azar da galera (e sorte dos eleitores) é que na era da rede social, sempre tem um bendito celular filmando tudo. Teve até fala de incentivo no microfone. Mau exemplo hein, se como pré-candidato está burlando decretos, imagina se chegar a governar a cidade? Vai ser um Deus nos acuda.
A pandemia acabou? – Estamos em um momento delicado e a maioria das Prefeituras está na fase das flexibilizações, a morte de DJ chegou como alerta para a classe política, que como o pré-candidato da festinha aí em cima, não tem respeitado as recomendações de distanciamento social. São mais de dez figuras públicas que se declararam contaminadas pela Covid-19 em Búzios, desde o início da pandemia. É hora de levar a sério os decretos e ser exemplo ao invés de se expor e espalhar o vírus pela comunidade.
Só os sarados – A Prefeitura de Búzios abriu vagas de agente comunitário para atuar nas unidades básicas de saúde do município. O salário é de R$1.400,00. Dentre alguns dos critérios de seleção estão prova prática que inclui corrida de 1.600 metros para mulheres e 1.800 para homens, no intervalo de 12 minutos. Além de terem de suportar 45kg para mulheres e 90kg para homens em duas tentativas. A Prefeitura está querendo contratar apenas bodybuilders?
Vai recorrer – Parece que assistir a uma partida de futebol no Moacyrzão está saindo caro para o vereador de Macaé, Julinho do Aeroporto. O edil responde processo por improbidade administrativa depois de declarar a um repórter que o veículo oficial poderia ser utilizado como ele bem entendesse. A justiça, no entanto, diz que não é bem assim, e que o “uso de bens públicos não garante ilimitados direitos aos agentes políticos”.
Além da perda do cargo, “Julinho do Aeroporto” teve os direitos políticos suspensos por oito anos e foi condenado ao pagamento de multa.
Como a decisão é em primeira instância, Julinho do Aeroporto vai continuar no cargo e disse, com exclusividade a Prensa, que vai recorrer “como a lei nos garante”. Para Julinho, “o carro foi colocado a sua disposição pela Câmara”. Ele diz ainda que todos os vereadores são atuantes “24h por dia, então fiscalizo demandas em todos os lugares”. O parlamentar diz ainda que “se estivesse na praia com a família seria outra história”. Será?
*Pólis significa cidade-estado e dá origem a palavra política. O surgimento da pólis foi um dos mais importantes aspectos no desenvolvimento da civilização grega e de toda a cultura ocidental.
Participe da Pólis, mande suas notinhas pelo whats da Prensa – (22) 99287-8832.