Segundo relatos de moradores do bairro Cem Braças, em Búzios, a Policia Militar agiu de forma truculenta na noite dessa sexta-feira (26) acabando com um forró na localidade. De acordo com relatos dos frequentadores, o forró é bastante popular e é uma forma de lazer da comunidade. Famílias estavam na festa e os PMs exigiram o fim do evento.
Alguns populares tentaram argumentar dizendo que o forró era apenas a diversão do bairro e, ainda de acordo com um frequentador que não quis se identificar, cantou o “Rap do Silva” e em seguida os Policiais foram à viatura buscar paus, bombas de lacrimogêneo, quebraram o bar e as mesas, agrediram as pessoas e relataram estar a mando do presidente Jair Bolsonaro.
“Hoje a policia chegou aqui no forró de Cem Braças. Mandou parar o forró, desenrolamos falando que era nossa diversão. Minha mãe estava comigo.. é nossa diversão. Um deles falou assim ‘Bolsonaro que mandou’… zoando, sabe? Aí, então, ‘bora cantar, gente’… era só mais um Silva… puxei o ‘Funk do Silva’. Todo mundo começou a cantar. De repente eles foram no carro, pegaram pedaços de pau, quebraram o bar todo. Jogaram bomba de lacrimogêneo”, relato de um popular que estava no local e não quis se identificar.
De acordo com a Policia Militar, “a Guarnição do patamo procedeu a Cem Braças, onde um evento não autorizado foi encerrado. Esse evento não tinha a autorização de nenhum órgão de segurança. Logo, colocava em risco a vida das pessoas que frequentavam”, disse em nota. Sobre a atuação violenta da PM, foi relatado que “sobre a atitude dos policiais, orientamos a irem na sede da 5ª cia, que fica na Praça Santos Dumont para as reclamações. Que, assim, iremos apurar as condutas dos policiais”, finalizou.