Dados são do dia 30 de dezembro a 2 de janeiro
A Polícia Militar e Secretaria de Segurança Pública de Búzios divulgaram nesta segunda-feira (3) um balanço das ações durante o Réveillon, de quinta-feira (30) a domingo (2). O planejamento operacional contou com 143 policiais que atuaram nos quatro dias do evento, dez viaturas, sendo sete da Cia da PM do município e três do PROEIS, disponibilizadas pela Prefeitura.
Segundo os dados levantados pelos órgãos de segurança, nesse período duas pessoas foram presas, uma por furto de uma motocicleta, recuperada e devolvida ao dono; e outra por crime previsto na Lei Maria da Penha. Além disso, um homem foi morto na posse de duas armas de fogo, apreendidas no bairro Tucuns, no sábado (1°). Ele foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Rodolpho Perissé, mas não resistiu ao ferimento e morreu.
Segundo o órgão de segurança, não houve nenhuma ocorrência de roubos de rua, de veículo, e de carga, e nenhum homicídio registrado na cidade.
Apesar de não constar no balanço, uma briga na quinta-feira (30) provocou um burburinho na cidade durante uma festa particular realizada no Geribá Tennis Park. A informação inicial era que havia ocorrido um assalto seguido de morte por esfaqueamento, inclusive a foto de um rapaz caído no chão começou a circular nas redes sociais. A organização explicou que se tratava de um dos rapazes envolvidos na briga que recebeu atendimento médico do Corpo de Bombeiros no local do evento, e como não foi grave não teve precisou ir a uma unidade de saúde municipal.
A Polícia Militar disse que não teve registro de ocorrência, informação também repassada pela assessoria da Polícia Civil que completou que estava realizando diligências para apurar o caso. Questionada nesta segunda (3), se teve alguma novidade sobre essa situação, a Polícia Civil não respondeu.
Recolhimento de lixo
Segundo o município, a cidade recebeu um milhão de turistas na virada do ano. Foram recolhidas 600 toneladas de 30 de dezembro a 2 de janeiro. Entre os itens prevaleciam garrafas, copos e sacolas plásticas, além de garrafas de vidro. Os lixos estavam espalhados pelas ruas, calçadas, portas de estabelecimentos comerciais e monumentos históricos. As áreas de maior concentração do lixo foram onde ocorreram as queimas de fogos, como Centro, Geribá, Manguinhos, Rasa e Tucuns.