Caso foi registrado na delegacia de Cabo Frio (126º DP)
Em uma pousada, localizada no bairro Vila Nova, em Cabo Frio, as polícias Civil e Militar flagraram nesta semana, uma ligação irregular de água. Ação aconteceu após a equipe de Fiscalização da Prolagos, fazer uma vistoria no hidrômetro. O responsável pelo estabelecimento não estava no local. Como a irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155), o caso foi registrado na delegacia de Cabo Frio (126 DP) e o empresário irá responder a um processo penal por furto.
No imóvel foi encontrado uma intervenção irregular na rede de abastecimento, que fazia com que a água não passasse pelo hidrômetro, impedindo o registro correto do consumo de água. Além de ser indiciado, o responsável será submetido ao pagamento de multa e cobrança retroativa, que poderá chegar a RS50 mil. “Nossas equipes fazem constantemente a fiscalização em todas as cidades da nossa área de concessão, aliada ao trabalho de inteligência, que compara o comportamento de consumo dos clientes. Essa é uma importante iniciativa, pois os chamados ‘gatos’, podem prejudicar toda a rede de abastecimento, despressurizando o sistema e contaminando a água fornecida”, explica o coordenador Comercial da Prolagos, Rodrigo Pereira.
Para evitar que ocorram fraudes no sistema público de abastecimento de água, a população pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio do Whatsapp ou telefone 0800 70 20 195, ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS. Antes de ser identificado, o responsável também pode efetuar uma autodenúncia, negociando formas de regularização e evitando o pagamento de multas e processo penal.