Search
Degradê com CSS

Polícia flagra ligação clandestina de água em restaurante na Praia de Geribá, em Búzios

Em menos de uma semana, dois restaurantes são flagrados com ligaões clandestinas em Búzios. | Imagem: Prolagos | Divulgação
Em menos de uma semana, dois restaurantes são flagrados com ligaões clandestinas em Búzios. | Imagem: Prolagos | Divulgação

Irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155) 

Uma operação da Polícia Militar, em conjunto com uma equipe de Fiscalização da Prolagos, flagrou no fim da tarde desta segunda-feira (21), uma ligação irregular de água em um restaurante localizado na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. O estabelecimento foi notificado e pode receber uma multa de aproximadamente R$16 mil. Desviar água da rede pública de abastecimento sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro de consumo é considerado crime, de acordo com o código penal (artigo 155).

No imóvel foi encontrada uma intervenção irregular na rede de abastecimento, que fazia com que a água não passasse pelo hidrômetro. Após a abordagem, a ligação foi imediatamente desfeita. Essa é a segunda irregularidade encontrada em um restaurante da cidade, em menos de uma semana. Na última quinta-feira (17), foi identificado um desvio na rede de abastecimento, feito por um estabelecimento localizado na Orla Bardot. O responsável será indiciado, responderá a um processo penal por furto e será submetido ao pagamento de multa e cobrança retroativa, que poderá chegar a RS100 mil.

O trabalho de fiscalização é realizado periodicamente e começa com a utilização de inteligência de dados, comparando o comportamento de consumo dos clientes e avaliando caso a caso. Em seguida, os agentes vão até o local suspeito para avaliar se existe a fraude. Caso seja encontrada, a polícia é acionada. “O ‘gato de água’, como é popularmente conhecida a ligação clandestina, eleva o índice de perdas do sistema, reduz a pressão na rede e impacta eficiência do abastecimento para quem paga pelo serviço. Ou seja, todos saem perdendo”, pontua o coordenador Comercial da Prolagos, Rodrigo Pereira.

A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas ou o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!