Aumentou a sensação de segurança dos moradores do bairro Parque das Acácias, em Armação dos Búzios, desde que a Polícia Militar passou a fazer rondas pela região do “Baixo Manguinhos”, nesta segunda-feira (20). A presença mais ostensiva das patrulhas atende a um pedido de quem vive em uma área que congrega as características do mais novo “point” da cidade, com seus bares e restaurantes, às de um bairro eminentemente residencial.
Se a mudança de status é considerada bem-vinda pelos moradores, dada a movimentação da economia, e a valorização do local e de seus imóveis, ela trouxe algumas consequências e preocupações com o ordenamento e a segurança na região, que passou a atrair frequentadores em busca dos estabelecimentos do complexo gastronômico do Porto da Barra e de outras atrações.
Há duas semanas, a tentativa de estupro de uma mulher por um motoboy no bairro acendeu o alerta para os moradores e para o público que passou a frequentar a região. A vítima chutou o veículo do agressor e conseguiu fugir. O caso foi registrado, mas o criminoso não pôde ser reconhecido pelas câmeras de segurança.
No domingo (19), o capotamento de um carro ocupado por dois homens, com placa de São Paulo, em circunstâncias ainda não suficientemente esclarecidas, também interrompeu a tranquilidade da manhã de fim de semana em Manguinhos. Segundo relatos, o veículo trafegava em alta velocidade, chocando-se com outro veículo.
Embora os dois casos, isoladamente, não possam ser diretamente atribuídos à nova realidade do bairro, despertaram a necessidade de discussão sobre os temas segurança e ordem pública, devido ao aumento da demanda por vagas de estacionamento, por exemplo.
Questionada, a Prefeitura informou que as operações para garantir a segurança no município continuam sendo intensificadas com a integração entre todas as forças de segurança que atuam em Búzios, garantindo os bons resultados à cidade.
Segundo a Prefeitura, o município conta com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que conta com dez policiais que se disponibilizam a trabalhar na folga, sendo pagos pelo município. A frota do Proeis tem à sua disposição três viaturas. A corporação também recebeu no mês de janeiro um reforço com um veículo modelo Ford Ranger, semi blindado, para o emprego do Patrulhamento Tático Móvel (Patamo).
Já a 5ª Companhia (Armação dos Búzios) do 25º Batalhão da PM informou que o patrulhamento na localidade foi intensificado após receber denúncias de pessoas do bairro, direcionando o policiamento para garantir a segurança de moradores e frequentadores.