Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

PM é preso em São Pedro da Aldeia por execuções ligadas à milícia em Búzios

Policial suspeito de integrar grupo da Zona Oeste é investigado por duplo homicídio ocorrido em 2023; operação do Gaeco cumpriu mandado da 2ª Vara Criminal de Búzios
download

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), a operação Segurança Ingrata, que levou à prisão de um policial militar em São Pedro da Aldeia. Ele é suspeito de envolvimento com milicianos da Zona Oeste e de participação nas execuções de dois homens em Búzios, em 2023.

O mandado, expedido pela 2ª Vara Criminal de Búzios, foi cumprido com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ) e da Corregedoria da Polícia Militar.

De acordo com o Gaeco, o policial — atualmente lotado no 12º BPM (Niterói) e ex-integrante do 25º BPM, responsável pelo policiamento da Região dos Lagos — prestava serviços de segurança privada às vítimas antes de se aliar ao grupo criminoso que ordenou os assassinatos.

As vítimas, Horácio Souza Carvalho e Maicon Batista Passos, foram mortas em 3 de maio de 2023, dentro da lanchonete Gaúcho Burguer & Beer, em Manguinhos, Búzios. Horácio era apontado como miliciano e chefiava o grupo do Morro do Jordão, no Rio, até negociar o controle da favela com um traficante conhecido como Graveto.

Na época, quatro suspeitos — dois policiais militares, um policial penal e um civil — foram presos logo após o crime. Com eles, a polícia apreendeu armas, granadas e grande quantidade de munição.

O caso expôs o avanço das milícias sobre áreas antes dominadas pelo tráfico e a presença de agentes públicos nas disputas por território na Região dos Lagos. As investigações continuam.

O que foi apreendido na operação

Durante a prisão do policial militar e nas ações ligadas ao caso em 2023, os agentes encontraram pistolas de uso restrito, granadas, carregadores e grande quantidade de munição.
Também foram apreendidos coletes balísticos, rádios comunicadores e celulares, que serão periciados pelo Gaeco e pela Corregedoria da PM para identificar outros integrantes da rede criminosa investigada por execuções e extorsões na Região dos Lagos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios decreta luto oficial de três dias pela morte de Ângela Barroso

Como a sociedade civil organizada pode mudar o destino do saneamento básico

Velório de Ângela Barroso reúne familiares e amigos, nesta quinta-feira (30) às 16h, em Búzios

Cem Braças, praias de Manguinhos e Rasa: primeiros impactos do saneamento

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]