Representante do estabelecimento foi conduzido para prestar esclarecimentos na delegacia da cidade (127º DP)
Uma operação da Polícia Militar, em conjunto com uma equipe de Fiscalização da Prolagos, flagrou, na quinta-feira (17), uma ligação irregular de água em um restaurante localizado na Orla Bardot, em Búzios. O responsável pelo estabelecimento não estava no local e um dos funcionários foi conduzido até a delegacia da cidade (127º DP) para prestar esclarecimentos. A irregularidade é considerada crime pelo código penal (artigo 155).
No imóvel foi encontrado uma intervenção irregular na rede de abastecimento, que fazia com que a água não passasse pelo hidrômetro, impedindo o registro correto do consumo de água. O responsável será indiciado, responderá a um processo penal por furto e será submetido ao pagamento de multa e cobrança retroativa, que poderá chegar a RS100 mil.
Segundo a Prolagos, foi feito um trabalho de inteligência de dados, comparando o comportamento de consumo dos clientes e avaliando caso a caso. Após observar uma mudança drástica na utilização de água nesse estabelecimento, chegando a reduzir o consumo em 60%, foi mobilizada a operação de fiscalização para fazer a vistoria e a irregularidade foi constatada.
O chamado ‘gato de água’ prejudica o sistema público de abastecimento de toda a região, causando a despressurização da rede e impedindo que a água chegue nos pontos mais elevados e distantes. Antes de ser identificado, o responsável pode efetuar uma autodenúncia e negociar formas de regularização. A população também pode contribuir denunciando atitudes suspeitas. Para isso, basta entrar em contato com a concessionária por meio dos canais de atendimento 0800 70 20 195, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS.