O comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar (25ºBPM), tenente-coronel Leonardo Oliveira, desmentiu uma mensagem atribuída à corporação que pedia para que moradores de vários bairros de Cabo Frio evitem sair de casa após as 20h desta quarta-feira (11), devido a supostos ataques criminosos de traficantes. A ‘fake news’ circulou em grupos de WhatsApp nesta manhã, causando apreensão entre os moradores. Os boatos envolveram os bairros do Jacaré, Jardim Caiçara, Morro do Limão, Peró, Ogiva, Tangará, Reserva do Peró, Jardim Peró e adjacências.
Em comunicado divulgado no começo da tarde desta quarta, o comando do 25º BPM destacou dados sobre os índices de criminalidade na Região dos Lagos no último semestre. Segundo a corporação, nesse período, a 25ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp 25), a que pertence o 25º BPM, “reduziu todos os indicadores estratégicos de criminalidade”, comparado ao segundo semestre de 2021, alcançando a terceira colocação em todo o Estado do Rio de Janeiro das 39 Aisps existentes.
O comunicado ressalta ainda que a 25ªAisp ficou na primeira colocação em todo o Estado do Rio no número de prisões. Em 2022, foram realizadas mais de 2 mil prisões e cer ade 300 apreensões de adolescentes, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). O comandante afirmou que o quartel recebeu 15 viaturas novas para reforçar o patrulhamento ostensiva de sua área de policiamento.
“O 25º Batalhão direciona os roteiros de policiamento e ações de abordagens em toda sua área de atuação, visando prevenir e coibir as movimentações criminosas, assim como todos os tipos de delitos. Além disso, o Comando da unidade direciona o policiamento de acordo com dados compilados pelos Setores de Inteligência e Análise Criminal, modificando e intensificando constantemente o patrulhamento nas regiões, sempre com o intuito de atender as demandas da região e readequar a estratégia de atuação”, diz o comunicado.
A Polícia Militar pediu que a população colabore realizando denúncias, pelo Disque-Denúncia, no (21) 2253-1177, ou para casos urgentes, pela Central 190.