A Polícia Militar está nesse momento realizando uma operação na comunidade Nova Holanda, em Macaé, com o objetivo de coibir o tráfico de drogas na região. A operação começou por volta das 4 horas da manhã da última segunda-feira (6) e conta com as equipes dos dos GATs, PAMESPs, MPTRs, além parte do efetivo administrativo do quartel de Macaé.
O reforço policial na comunidade começou após um sargento do exército e mais dois homens serem detidos no local pela venda de uma arma de uso restrito militar. O caso aconteceu na manhã do último domingo (5), no cruzamento entra Rua Medeiros e a Linha Azul, na Nova Holanda. Segundo a polícia, os suspeitos transportaram o fuzil calibre 30, de Santo Antônio de Pádua, para Macaé. Eles estavam em dois carros, um Vectra com placa de Rio das Ostras e uma Fiat Uno com placa de Santo Antônio de Pádua.Com eles, foram arrecadados um revólver calibre 38, com oito munições intactas e uma pistola calibre 9 milímetros 18 munições intactas.
A ação que resultou nas prisões do 3º Sargento do Exército Brasileiro, Robson Paes de Matos, além de Gilmar Silva Ferraz, 26 anos e Edson Vagner Moreira Rangel, de 37, foi deflagrada pelas equipes do Grupamento de Ações Táticas (GAT I e II) e do Serviço Reservado (P2) da Polícia Militar. O sargento, segundo a PM, era lotado em Pádua. O trio deixou a arma junto com dois carregadores, mas foram detidos na saída da comunidade. No celular dos suspeitos, a polícia encontrou imagens de um fuzil que já havia sido negociado na favela. Os três foram encaminhados para 123ª Delegacia Policial de Macaé (123ª DP), onde o caso está sendo investigado.