Search
Degradê com CSS

Plantio de mudas nativas marca uma nova fase na Praia Azeda

azeda búzios 3

A Secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios, iniciou durante a última semana, o plantio de mudas na Praia da Azeda de espécies nativas como palmeira jerivá, pitanga preta, pitanga vermelha, pau- ferro e bromélia. A ação ocorreu, segundo o governo municipal, de acordo com a legislação, fazendo parte de um projeto de reestruturação do local, onde foi retirada a vegetação invasora sendo substituída pelas mudas.

Além do plantio, foi instalada grama para evitar que o barro e a terra sejam levados para a praia durante as chuvas de verão, promovendo uma revegetação adequada. A Prefeitura de Búzios, por meio de Compensatórias Ambientais, está promovendo essas melhorias com licenciamento, contribuindo para a transformação positiva do ambiente. Além disso, a Praia da Azeda está passando por reformas abrangentes, incluindo melhorias na acessibilidade, ordenamento do local, remoção de entulho e instalação de placas informativas.

Essas iniciativas positivas surgem após anos de negligência ambiental, quando a praia estava abandonada e repleta de resíduos, apresentando problemas de acessibilidade até para aqueles sem limitações. De acordo com o Secretário do Ambiente e Urbanismo, Evanildo Nascimento: “Uma praia mais bem cuidada, zelo dos trabalhadores de praia, controle de acesso de veículos motorizados, acessibilidade autônoma para portadores de necessidades especiais, ações de Educação Ambiental, remoção manual das espécies invasoras e exóticas, colocação/ distribuição de lixeiras. Parabéns para nossa Equipe, pois encararam o desafio e cumpriram e também a importantíssima ação da Secretaria de Serviços Públicos” concluiu.

Vale destacar que recentemente o local recebeu o Selo Bandeira Azul, sendo um prêmio ecológico voluntário concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, critérios como gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos e comprovados anualmente. Receber a Bandeira Azul representa a maior premiação global dedicada à gestão desses locais.

A cerimônia do hasteamento da Bandeira Azul, na Praia da Azeda, será no próximo dia 13, quarta-feira, às 10h. É o resultado que a praia conseguiu alcançar os 34 critérios necessários para sua aprovação do Programa Bandeira Azul, incluindo qualidade da água, acessibilidade, limpeza, banheiros e atividades de Educação Ambiental.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

Jovem atleta de Búzios vence etapa nacional de vela e destaca potencial náutico da região

Macaé inicia funcionamento do Abrigo de Inverno para pessoas em situação de rua

Búzios inicia cadastro para agricultores familiares com foco em políticas públicas de apoio ao campo

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!