Pular para o conteúdo
Search

Plano Municipal de Saúde de Cabo Frio será lançado nesta segunda (27)

Esta é a primeira vez que o PMS é construído de forma participativa. Foto reprodução

Documento, construído de forma participativa, vai nortear as ações de saúde pelos próximos quatro anos

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura de Cabo Frio vai lançar o Plano Municipal de Saúde (PMS). O documento estará disponível no site oficial do governo municipal. O plano identifica os principais desafios para melhorar os serviços de saúde da cidade, e traça metas e indicadores que servirão de instrumento para a gestão municipal nos próximos quatro anos. Ele também contribuirá para a elaboração do Plano Plurianual da Prefeitura, e dos instrumentos de planejamento orçamentário para 2022.

Esta é a primeira vez que o PMS é construído de forma participativa. Além dos estudos e análises dos indicadores da saúde, o plano contou com a colaboração da população por meio de consultas públicas para elaboração das propostas e metas.  

Ao todo foram 25 encontros seguindo todos os protocolos sanitários, com participação dos usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores, representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da sociedade civil organizada.

A Secretaria de Saúde promoveu, ainda, quatro oficinas temáticas on-line para a elaboração de propostas a partir dos temas da Atenção Primária e Promoção da Saúde; Atenção especializada ambulatorial, hospitalar, rede de Urgência e Emergência e regulação assistencial; Vigilâncias em Saúde & Assistência Farmacêutica; e Gestão do SUS e Participação Social.  

Foi realizada ainda uma oficina on-line com representações da sociedade civil organizada, como associações de comunidades quilombolas, coletivo de movimento negro, de mulheres, de juventude, representantes de diferentes vertentes religiosas, agricultores e população da zona rural.

O segmento dos usuários do Conselho de Saúde contribuiu a partir de uma oficina presencial, trazendo a discussão dos territórios e grupos sociais aos quais representam. Para reforçar a reformulação da saúde de Cabo Frio, em parceria com os munícipes, foi realizada ainda uma Consulta Pública.  

“Vamos conhecer o resultado dessa construção compartilhada e coletiva. O processo foi iniciado com a análise situacional do município. Em seguida, lançamos o questionário para participação dos cidadãos, e encontros virtuais com trabalhadores e usuários do SUS, e com representantes da sociedade civil organizada. A discussão do plano representa o principal objetivo do governo, atuar para que Cabo Frio tenha mais qualidade nos serviços prestados para a população”, disse o secretário de Saúde de Cabo Frio, Felipe Fernandes.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.