A pulverização ocorrerá em diferentes bairros da cidade durante toda a semana, em períodos específicos para maximizar a eficácia do processo.
Na segunda-feira (19), acontece na Barra de Macaé, a atividade de Fumacê/UBV está programada para ocorrer às 5 horas, nos bairros da Ajuda de Cima e Atlântico Norte, às 18h. Na terça-feira (20), será a vez dos bairros Botafogo, às 5 horas e São José do Barreto, às 18 horas. Já na quarta-feira (21), o bairro das Malvinas recebe o processo de UBV às 5 horas e Engenho da Praia, às 18h. Na sequência, na quinta-feira (22), a ação ocorrerá na Virgem Santa às 5 horas e no Lagomar às 18 horas e por fim, encerrando a semana de controle de vetores, na sexta-feira (23), a atividade acontecerá no Bairro da Glória às 5 horas e no Lagomar, às 18 horas.
Os profissionais da Secretaria de Saúde orientam que, durante a realização do Fumacê/UBV, os moradores deixem portas e janelas abertas, para permitir a entrada do produto nas residências e, assim, alcançar os ambientes internos onde os vetores possam se abrigar.
O supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, destacou que, além disso, é importante que a população colabore com a eliminação de possíveis criadouros de mosquitos em suas casas, como recipientes que acumulem água parada, garantindo assim um ambiente menos propício à proliferação desses insetos.
O supervisor observou que o plano de ação de controle de vetores é uma medida preventiva e necessária para garantir a saúde dos moradores. O objetivo é reduzir os casos de doenças transmitidas por mosquitos, promovendo um ambiente mais seguro e saudável para toda a população de Macaé.
Na sexta-feira (23), uma Tenda Informativa será montada próximo à UPA Lagomar visando oferecer diversos serviços à comunidade local. A ação visa promover a conscientização e prevenção de arboviroses, além de fornecer informações úteis à população.
Entre os serviços disponibilizados na tenda, destacam-se: orientação sobre arboviroses, com dados sobre os sintomas, medidas de prevenção e formas de combate ao mosquito transmissor; distribuição de material informativo com panfletos e folhetos educativos abordando medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A tenda também disponibilizará um espaço para que os moradores possam registrar reclamações ou denúncias relacionadas a problemas sanitários, como focos de mosquito, acúmulo de água parada ou outras situações que coloquem em risco a saúde da população. Outro serviço oferecido será o cadastramento de animais para castração.
Já na quarta-feira (21), o Auditório da Câmara Municipal de Macaé será palco de uma atualização sobre o cenário epidemiológico da dengue para Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.
“Vamos abordar a importância das ações preventivas e do trabalho conjunto entre os ACEs, ACS e a população para combater a proliferação do mosquito transmissor”, detalhou Luan Campos.