Pular para o conteúdo
Search

PL obriga estabelecimentos a fixarem placas com o Disque 180 em Búzios

João Carlos dos Anjos (Dom) durante a sessão da Câmara / foto divulgação

O Projeto de Lei (PL) 24/2019 de autoria do vereador João Carlos dos Anjos (Dom), que trata obriga estabelecimentos comerciais a afixarem placas ou adesivos, divulgando a Central de Atendimento à Mulher: o Disque 180, foi aprovado na Câmara Municipal de Búzios.

Conforme o projeto, a divulgação desse disque denúncia deverá ser feita por meio de adesivo ou placa informativa, afixados em locais de fácil acesso, contendo a seguinte informação: “Violência, Abuso e Exploração Sexual Contra a Mulher: Denuncie! Disque 180.”

Os estabelecimentos que deverão cumprir com a norma vão desde prestadores de serviço de hospedagem; bares; restaurantes; casas noturnas; agências de viagem, até salões de beleza; academias; supermercados e edificações comerciais, ocupadas por órgãos e serviços públicos. Os veículos destinados ao transporte público municipal, inclusive as “vans”, também deverão ter o adesivo.

“A divulgação nos locais públicos e no comércio é de suma importância, pois a maioria da população desconhece o serviço. Com tal medida pretendemos ampliar o conhecimento dos cidadãos sobre o Disque 180 e promover a redução dos casos de violência contra a mulher no nosso município.”, defendeu o vereador e autor da proposta João Carlos dos Anjos (Dom).

O PL 24/2019 foi encaminhado ao Poder Executivo para sanção, passando a vigorar após sua publicação no Boletim Oficial. A partir da publicação da lei, os estabelecimentos comerciais de Búzios terão o prazo de 120 dias para adequação.

As penalidades previstas para o descumprimento da lei são advertência formal a multa no valor de 100 UPFM (Unidades Padrão Fiscal do Município), dobrada a cada reincidência. Os valores arrecadados através dessas multas deverão ser aplicados em programas de prevenção à violência contra a mulher. E a fiscalização caberá à Secretaria de Segurança Pública/ Fiscalização de Posturas.

Entenda

A Central de Atendimento à Mulher- Disque 180- é um serviço de ligação gratuita e confidencial, ofertado atualmente pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) com objetivo de receber denúncias ou relatos de violência e orientar as mulheres sobre seus direitos e a legislação vigente.

No primeiro semestre de 2018, o Disque 180 recebeu mais de 72 mil denúncias de violência contra mulheres. Nos primeiros dois meses deste ano, recebeu 17.836 notificações.

 

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.