Search

Pinguins são resgatados em Maricá

Os animais foram encontrados pelos guarda-vidas de Ponta Negra e Itaipuaçu nessa segunda-feira (07)
pinguim em maricá
Ouça agora
Getting your Trinity Audio player ready...

Agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá resgataram dois pinguins nas praias de Ponta Negra e Itaipuaçu nesta segunda-feira (07).

O primeiro caso aconteceu na altura da Rua 148 em Ponta Negra. Moradores acionaram a Defesa Civil pelo Centro Operacional (COP) e contaram que um pinguim havia sido jogado do mar. Dois profissionais seguiram para o local e encontraram o pinguim aparentemente bem debilitado.

O segundo caso foi na altura da Rua 60 em Itaipuaçu. O pinguim com características de um espécime adulto, estava aparentemente em boas condições, apesar de bem cansado.

Em ambos os casos, os animais foram levados para os postos de guarda-vidas mais próximos. Os profissionais do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos foram acionados.

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP – BS) tem como objetivo avaliar a interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo realizadas na Bacia de Santos sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos. Durante o monitoramento, todos os animais encontrados vivos pelas equipes de campo são avaliados e, caso precisem de atendimento veterinário, encaminhados a uma das 14 instalações da Rede de Atendimento Veterinário entre Araruama (RJ) e Laguna (SC).

Após o tratamento, os animais são novamente avaliados e, caso estejam aptos, devolvidos a seu habitat natural. Todos recebem uma identificação, pois assim será possível realizar um acompanhamento, caso reapareçam em outra região. No caso de animais encontrados mortos é realizada a necropsia para identificar a causa da morte e avaliar se houve interação com atividades humanas, tais como pesca, embarcações e óleo.

Se o banhista encontrar algum animal mamífero encalhado, na ausência do guarda-vidas, pode acionar os profissionais que atuam no programa e monitoramento de praias pelo número: 0800 999 5151.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Fernanda Abreu levanta Búzios ao som do funk e sucessos no Claro Verão

Macaé promove credenciamento de empresas e serviços turísticos

Shopping Popular de São Pedro da Aldeia: Modelo de Sucesso e Inovação no Brasil

Quaquá defende posição sobre família Brazão; Anielle Franco anuncia medidas no PT

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Rolar para cima