Search
Degradê com CSS

PGR pede condenação de Bolsonaro e núcleo golpista por tentativa de golpe de Estado

Alegações finais entregues ao STF apontam organização criminosa com participação ativa do ex-presidente e outros sete réus
PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; penas podem ultrapassar 40 anos de prisão / divulgação
PGR pede ao STF condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe; penas podem ultrapassar 40 anos de prisão / divulgação

Com informaçãoes da Folha de São Paulo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (14) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete acusados de integrar o núcleo central da trama golpista de 2022. A manifestação foi protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) momentos antes do fim do prazo e assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

De acordo com a peça, os réus agiram em “cooperação entre si”, com coordenação de Bolsonaro, formando uma organização criminosa armada com o objetivo de abolir, de forma violenta, o Estado democrático de Direito. Segundo a PGR, as ações se desdobraram em etapas e envolveram “concordância de sentido e finalidade” para concretizar o golpe.

A acusação inclui os crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado, ameaça grave ao patrimônio público e deterioração de bem tombado. Se condenados, os réus podem pegar mais de 40 anos de prisão.

O documento cita ainda inconsistências na delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A PGR reconhece a colaboração, mas aponta omissões e resistência ao cumprimento do acordo, sugerindo redução de apenas um terço da pena, sem perdão judicial ou conversão da punição.

Além de Bolsonaro e Mauro Cid, são réus no processo os ex-ministros Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-chefe da Abin. Todos foram denunciados por participação ativa na tentativa de golpe e nos atos preparatórios que culminaram nos ataques de 8 de janeiro de 2023.

O ex-presidente já está inelegível até 2030 por decisão do TSE e, segundo o Ministério Público, participou diretamente de reuniões para tentar intervir no TSE e reverter o resultado da eleição presidencial vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as acusações estão o incentivo a acampamentos golpistas e a propagação de mentiras sobre o sistema eleitoral.

A próxima etapa do processo será o julgamento das acusações pelo STF, previsto para o início de setembro. Enquanto isso, os demais réus têm prazo de 15 dias para apresentarem suas alegações finais.

A PGR afirma que todos os denunciados são responsáveis pelo conjunto de atos que atacaram a democracia brasileira.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Líder de milícia da Baixada é preso em São Pedro da Aldeia após operação da Draco

Guarda Marítima de Cabo Frio notifica embarcações por infrações ambientais no Peró e na Ogiva

Búzios abre recadastramento do UniBúzios para universitários já beneficiados pelo programa

PF atua contra fraudes no INSS e cumpre mandados em Búzios, Cabo Frio e outras cidades do RJ

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!