PF realiza operação Octopus em Búzios, Araruama, São Pedro, Saquarema e Iguaba

Agentes cumprem mandatos de busca e apreensão por fraudes em contratos de saúde. Operação da PF investigou cinco municípios da região

Ação conjunta entre o Ministério Público (MP), Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da região nesta terça-feira (24). 41 agentes estiveram prédios públicos em Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba Grande.

Segundo informações obtidas pela Prensa, as investigações iniciaram pela divulgação de informações de outra operação, a Scepticus, em que agentes do MPF apuraram fraudes na aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde nos municípios de Carapebus e Campos.

Leandro Mitidieri – Procurador da República

Diante dos fatos, a operação investiga a aplicação do mesmo esquema criminoso nas cidades citadas. São pelo menos sete contratações de empresas em investigação, sob suspeita de serem fraudulentas. Segundo o relatório, as empresas não tinham sede, mas endereços residenciais sem empregados e bens.

A Prefeitura Búzios respondeu que na manhã desta terça-feira (24) agentes da Polícia Federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU)  e Procuradoria Geral da República (PRG), estiveram na Secretaria de Saúde e na sede da Prefeitura. A Prefeitura ratifica que, com tranquilidade, todos os documentos solicitados foram entregues. A atual administração reforça o compromisso com a lisura do trato com a coisa pública e com a transparência desses atos.

A Prefeitura de Iguaba Grande informou que esta operação tem como objeto a verificação de denúncias feitas em 2018, pela Câmara Municipal de Vereadores, através da CPI dos Medicamentos, presidida na época pelo então vereador Vantoil Martins (atual prefeito/reeleito), que apurou irregularidades em processo licitatório por suspeita de desvio de medicamentos no governo da ex-prefeita Grasiella Magalhães. Todas as denúncias, na época, foram embasadas em documentos, e os relatórios foram encaminhados ao Tribunal de Contas, e também ao Ministério Público Estadual e Federal, que agora realizam as diligências como forma de comprovar as denúncias feitas em 2018.

Em São Pedro da Aldeia, a prefeitura informou que os agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) estiveram na Secretaria de Saúde para inspecionar um processo de compras decorrente do pregão presencial n°004/2020, de 28/02/2020, que teve como uma das 13 vencedoras, a empresa SP Produtos e Serviços Ltda., com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos.

O órgão confirmou que todos os documentos solicitados foram entregues e que o processo de compra acima citado, além dos demais firmados pela administração pública, podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura.

A Prensa entrou em contato com as assessorias das demais cidades mencionadas mas até o momento não obteve resposta aos questionamentos.

PRENSA 970X250 GOOGLE CONTEMPLADO INTERTEXTO BARRA
Comentários

Windows Lizenz Windows 10 Lizenz Office 2019 Lizenz Kaufen Office 365 kaufen Windows 10 Home kaufen Office 2016 kaufen windows 10 satın al windows 10 pro satın al