Na manhã desta terça-feira (20), à Polícia Federal deflagrou uma operação para apurar e combater crimes de corrupção eleitoral cometidos nas eleições municipais de 2024.
Entre os alvos da investigação estão os vereadores André Jacaré (PSB), de Cabo Frio, e Jackson Souza (Podemos), de São Pedro da Aldeia.
Segundo a PF, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências dos investigados e nas Câmaras Municipais das duas cidades. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Eleitoral.
As apurações em Cabo Frio começaram ainda no primeiro turno do pleito, após cabos eleitorais de André Jacaré serem levados à delegacia da PF com santinhos e dinheiro em cédulas de R$ 100, sob suspeita de compra de votos.
A investigação apontou que consultas médicas no Hospital Municipal Jardim Esperança estavam sendo agendadas em troca de votos. Um enfermeiro da unidade estaria envolvido no esquema.
Outro crime eleitoral, foi identificado pela PF no município de São Pedro da Aldeia, onde um eleitor foi conduzido à delegacia por filmar a urna eletrônica durante a votação, atendendo a um pedido de um cabo eleitoral de Jackson Souza.
A gravação serviria para comprovar o voto e receber R$ 100. Conversas obtidas pelos investigadores revelaram que o pagamento seria feito no comitê de campanha do candidato, no bairro Mossoró.
A PF informou que os envolvidos poderão responder pelo crime de corrupção eleitoral, além de outros delitos que venham a ser identificados ao longo das investigações.