Categoria petroleira da região Norte Fluminense entra em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (3)
A categoria petroleira que abrange as plataformas da Bacia de Campos entrou em paralisação a partir desta segunda-feira (3). O Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) anunciou a greve por tempo indeterminado, na noite da última quinta-feira (29), após a entidade ter protocolado o comunicado junto à Petrobras.
Os petroleiros realizarão a greve pela vida dos trabalhadores, segundo eles, há uma grande exposição com condições inseguras, inclusive dos terceirizados, diante a atual situação da pandemia. O sindicato tem noticiado a ocorrência de surtos de COVID-19 em plataformas e negligência na prevenção em bases de terra e aeroportos.
Em uma transmissão ao vivo que aconteceu neste domingo (2), pelo Youtube da entidade, representantes da categoria afirmam que “a maior empresa de petróleo do país se alinhou com o governo e trouxe negacionismo para uma empresa que é respeitada no mundo inteiro”.
A entidade informa que a greve não irá causar impactos na população. O movimento, “Greve Pela Vida”, só irá retroceder caso a adoção de procedimentos internos garanta a saúde e segurança dos trabalhadores, como a permanência de apenas 14 dias a bordo, que segundo eles a escala aumentou para 21 dias descumprindo a lei 5.811/72. Além disso ter cumprimento rigoroso de todos os procedimentos sanitários em todos os locais de trabalho.
A live pode ser conferida, na íntegra, por meio do link.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Débora Evelin.