Foi criada uma petição online contra as emendas de autoria dos deputados Marcos Abrahão (PTdoB) e Rosenverg Reis (MDB), que retiram do Parque Estadual da Costa do Sol para, de acordo a nota publicada na petição, implantação de loteamentos.
As areas em questão são o entorno da Lagoa de Jacarepiá e Vermelha, dos seus brejos, da reserva ecológica estadual de Jacarepiá e os brejos costeiros na restinga de Massambaba, Vilatur, Saquarema e o Morro do Mico em Cabo Frio no projeto de lei nº 1546/2016.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2018/03/26/reuniao-para-discutir-retirada-de-areas-do-parque-estadual-da-costa-do-sol/
.O Parque
Com cerca de um milhão de metros quadrados, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) completou quatro anos no ano passado sem que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) tenha executado os projetos que levaram à criação da unidade de conservação. Único parque segmentado do Estado do Rio, o PECS é um gigante que protege ecossistemas de seis municípios da Região dos Lagos: Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Com a crise financeira do estado parques estão ameaçados, o Costa do Sol está com suas verbas bloqueadas.
Búzios
Búzios, que poderá ter o Mangue de Pedras incluído no Parque por força de lei (há um projeto também de Janio Mendes para a inclusão deste raro ecossistema), tem várias areas com pedido de desafetação. Esses pedidos anda não foram enviados para para a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Os empresários de Búzios estariam tentando resolver diretamente com o Ineà. As areas que correm risco de serem retiradas do Parque são Canto Esquerdo do Forno, Area entre a Praia do Canto e Praia da Tartaruga, Olho de Boi, Ferradurinha e Caravelas.