Search
Degradê com CSS

Pesquisadores de Campos desenvolvem ‘medicamento’ que evita até 90% do crescimento do câncer

97e6f04c-9ef2-4fb2-b305-10b16268b686

Pesquisadores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), localizada em Campos dos Goytacazes, desenvolveram um medicamento capaz de inibir a evolução de 10 tipos de linhagens de câncer. O novo composto, testado em camundongos, tem a capacidade de evitar em até 90% o crescimento dos tumores. Um trabalho que tem 15 anos de dedicação a pesquisa laboratoriais até alcançar os resultados considerados satisfatórios para toda a equipe de cientistas.

Os pesquisadores deixam claro que o objetivo do estudo é de longe encontrar a cura do câncer. Porém a proposta é oferecer um alternativa terapêutica mais seletiva e menos tóxica para o tratamento do câncer.

“Sabemos que o tratamento do câncer é muito agressivo. São várias as sessões de quimioterapia. O paciente fica fraco e a qualidade de vida dele passa a ficar muito comprometida. Por isso decidimos foca isso na nossa pesquisa. Não é uma busca da cura do câncer e sim oferecer qualidade de tratamento das doenças”, reforçou o pesquisador Adolfo Horn Júnior.

Para essa realidade se concretizar, moléculas foram desenvolvidas e até mesmo patenteadas pelos cientistas. Atualmente o que há de concreto é um novo composto, um futuro medicamento. O elemento químico base do estudo é o metal.

“A gente escolhe o metal por ser de relevância para o próprio organismo. Naturalmente o cobre não é entendido como um metal extremamente tóxico para o organismo. Por isso a gente pode aumentar a dose do composto que vai ser administrado e com isso também obter melhor tratamento no combate ao câncer,” explicou Horn Júnior.

Esse novo composto foi desenvolvido no Laboratório de Ciências Químicas do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UENF. Os estudos começaram em 2003. São quase 15 anos de pesquisas, com testes laboratoriais em 10 tipos de câncer. Entre eles: o de pele, de intestino grosso, pulmão, pâncreas, leucemia, próstata e a mama.

A metodologia científica utilizada foi in-vivo que envolve testes em camundongos. O uso dos animais teve o aval do comitê de ética da universidade por obedecer os elevados padrões de qualidade e produção científica

O crivo possibilitou avançar nos estudos, por exemplo, no câncer de pele melanoma. Para essa linhagem, o novo composto desenvolvido na UENF apresentou resultados satisfatórios. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa, em 2018, é de 6.260 novos casos, sendo 2.920 em homens e 3.340 em mulheres.

Resultados alcançados
Nos estudos laboratoriais os cientistas dividiam os camundongos em três grupos. Os animais ficaram incubados durante 42 das.

No primeiro grupo, os camundongos não recebiam o tratamento do câncer. Nesses animais o tumor cresceu 4cm.

No segundo grupo, os pesquisadores aplicaram o novo composto que já é utilizado no tratamento convencional do câncer. Neste caso o tumor evoluiu até 1,8cm.

Já no terceiro grupo de camundongos, no mesmo período, foi utilizado o novo composto.// a evolução do câncer ficou em 0,5cm.

Nas outras linhagens de câncer, os resultados alcançados foram igualmente satisfatórios. Para os pesquisadores, isso evidencia que estão no caminho correto. “Esses resultados que a gente teve corresponderam a expectativa que tínhamos. Esse composto foi capaz de reduzir em torno de 80% a 90% da massa tumoral do animal que nós tratamos. É um resultado promissor e estamos animados a prosseguir com essas pesquisas”, disse Milton Kanashiro, pesquisador da UENF.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!