Pular para o conteúdo
Search

Pesquisadora do GT de Enfrentamento à Covid-19 da UFRJ Macaé: “É preciso pensar em ações para salvar o maior número de vidas na cidade”

Macaé registra 85 óbitos causados pela Covid-19 e mais de três mil casos confirmados da doença. E as vítimas, em sua maioria, são idosos, que tinham comorbidades e que integravam o grupo de risco.

Segundo a médica e epidemiologista, Karla Coelho, coautora do trabalho e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19 da UFRJ Macaé, foram analisados os óbitos ocorridos pela pandemia do novo coronavírus. E para ela, é precisa pensar em ações para salvar o maior número de vidas.

Os pesquisadores da UFRJ Macaé analisaram as mortes. Foram 78 falecimentos no período estudado, desde o primeiro caso até o dia 20 de junho, totalizando dez semanas. De acordo com os pesquisadores, o pico da mortalidade pode ter ocorrido na 24ª semana epidemiológica, entre 07 e 13 de junho, mas que será preciso aguardar os dados das próximas semanas, após a reabertura de várias atividades comerciais. “Infelizmente, a morte é o desfecho mais duro e a análise do perfil de mortalidade, dos óbitos, é fundamental para a compreensão da pandemia”.

O professor Antônio Guimarães, outro autor da nota técnica do GT de Enfrentamento à Covid-19, também afirmou que um ponto importante foi a constatação da forte dependência da taxa de mortalidade com a idade. “Fiquei alarmado com letalidade desproporcional da doença nos idosos, mesmo já esperando algo assim. Eles realmente precisam ser muito protegidos da infecção”.

Os pesquisadores também constataram que a letalidade (proporção entre o número de mortes por uma doença e o número total de doentes) por Covid-19 em Macaé é maior entre homens do que entre mulheres, mesmo a população feminina sendo mais idosa na média que a masculina no município. A equipe do GT ainda estuda se os homens são mais expostos ao contágio ou mais susceptíveis ao desenvolvimento e agravamento da infecção.

O Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Covid-19 UFRJ Macaé realiza um trabalho multidisciplinar com participação de mais de 100 docentes, técnicos e alunos da UFRJ-Macaé e outras instituições da região, e desenvolve análises que acompanham o comportamento da pandemia no Norte Fluminense e Baixada Litorânea.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/07/06/7-dicas-para-nao-cair-em-ciladas-na-hora-de-escolher-seu-apartamento-no-rj/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.