Pular para o conteúdo
Search

Pescadores de Cabo Frio impulsionam reforma coletiva da colônia sede

Imagem: Redes Sociais | Reprodução

Reforma na Colônia de Pescadores visa trazer melhorias na infraestrutura, cuidados com o Covid-19 e inauguração de um ambulatório médico

A pesca é uma das atividades mais antigas e importantes na Região dos Lagos, sendo marco para a culinária, mercado e até mesmo cultura dos moradores. Reforçando o senso de comunidade, os trabalhadores da classe pescadora de Cabo Frio estão impulsionando a reforma da sede Z-4 da Colônia de Pescadores.

O local é uma organização sem fins lucrativos que auxilia os pescadores na organização e efetuação da atividade. Com cerca de 2.000 filiados ativos, a Colônia também oferece apoio na garantia dos direitos dos trabalhadores. Por conta da reforma, a sede se encontra em recesso.

Por não ser uma instituição pública, a Colônia não  recebe nenhum tipo de verba dos Governos Municipal, Estadual ou Federal.  A obra tem sido efetuada pelos próprios filiados, com subsídios do Programa Bolsa Pesca, da Empresa Prolagos.

A Bolsa Socioambiental faz parte do Plano de Educação Ambiental da Prolagos e está em vigor desde o ano de 2013. A iniciativa visa apoiar colônias e associações de pescadores no período de defeso da Lagoa de Araruama, de 1º de agosto e 31 de outubro, quando a pesca fica proibida.

Segundo a empresa, o valor da bolsa é de R$ 120 mil e é dividido entre as instituições, que devem aplicar a quantia em ações em prol dos pescadores, como a realização de cursos profissionais, melhorias e reformas das unidades, compra de materiais diversos, entre outros.

De acordo com o presidente da Colônia, Alexandre, entre as melhorias na sede, estão sendo feitas pinturas, consertos de infiltrações externas e internas e adequação de espaço para atender as normas de combate a disseminação do novo coronavírus.

Além dos reparos e adaptações, a Diretoria da Colônia se prepara para a inauguração de um ambulatório médico. A obra visa a instalação de climatização nos consultórios, portas de blindex e mobilhas. O local oferecerá serviços aos pescadores e familiares, com os seguintes atendimentos: Odontologista; cardiologista; clínico geral; pediatra; ginecologista; urologista; atendimento de enfermagem e eletrocardiograma.

Segundo Alexandre, a expectativa para este ano é que este Governo Municipal dê mais apoio à classe pescadora. “Acredito que esse governo será mais próximo dos pescadores, e próximo da Colônia. Acreditamos que o atual governo apoiará  a criação  da secretaria de pesca tão necessária para a nossa categoria”, afirma.

A previsão de retorno dos servidos da Sede Z-4 é para o dia 18 janeiro.  

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.