Reforma na Colônia de Pescadores visa trazer melhorias na infraestrutura, cuidados com o Covid-19 e inauguração de um ambulatório médico
A pesca é uma das atividades mais antigas e importantes na Região dos Lagos, sendo marco para a culinária, mercado e até mesmo cultura dos moradores. Reforçando o senso de comunidade, os trabalhadores da classe pescadora de Cabo Frio estão impulsionando a reforma da sede Z-4 da Colônia de Pescadores.
O local é uma organização sem fins lucrativos que auxilia os pescadores na organização e efetuação da atividade. Com cerca de 2.000 filiados ativos, a Colônia também oferece apoio na garantia dos direitos dos trabalhadores. Por conta da reforma, a sede se encontra em recesso.
Por não ser uma instituição pública, a Colônia não recebe nenhum tipo de verba dos Governos Municipal, Estadual ou Federal. A obra tem sido efetuada pelos próprios filiados, com subsídios do Programa Bolsa Pesca, da Empresa Prolagos.
A Bolsa Socioambiental faz parte do Plano de Educação Ambiental da Prolagos e está em vigor desde o ano de 2013. A iniciativa visa apoiar colônias e associações de pescadores no período de defeso da Lagoa de Araruama, de 1º de agosto e 31 de outubro, quando a pesca fica proibida.
Segundo a empresa, o valor da bolsa é de R$ 120 mil e é dividido entre as instituições, que devem aplicar a quantia em ações em prol dos pescadores, como a realização de cursos profissionais, melhorias e reformas das unidades, compra de materiais diversos, entre outros.
De acordo com o presidente da Colônia, Alexandre, entre as melhorias na sede, estão sendo feitas pinturas, consertos de infiltrações externas e internas e adequação de espaço para atender as normas de combate a disseminação do novo coronavírus.
Além dos reparos e adaptações, a Diretoria da Colônia se prepara para a inauguração de um ambulatório médico. A obra visa a instalação de climatização nos consultórios, portas de blindex e mobilhas. O local oferecerá serviços aos pescadores e familiares, com os seguintes atendimentos: Odontologista; cardiologista; clínico geral; pediatra; ginecologista; urologista; atendimento de enfermagem e eletrocardiograma.
Segundo Alexandre, a expectativa para este ano é que este Governo Municipal dê mais apoio à classe pescadora. “Acredito que esse governo será mais próximo dos pescadores, e próximo da Colônia. Acreditamos que o atual governo apoiará a criação da secretaria de pesca tão necessária para a nossa categoria”, afirma.
A previsão de retorno dos servidos da Sede Z-4 é para o dia 18 janeiro.