A maré não está para peixe quando o assunto são as condições de trabalho para os pescadores da Colônia Z-23 no píer da Armação. A infraestrutura do local é motivo de muitas reclamações dos trabalhadores, que pedem providências ao governo municipal.
Um projeto para o novo cais foi feito no ano retrasado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, quando as políticas públicas ligadas à pesca ainda eram ligadas à pasta. Entretanto, quase dois anos depois, as melhorias ainda não foram concretizadas.
O presidente da Colônia de Pesca Z23, Dominique Silva, afirma que o píer está sucateado, obrigando os pescadores a trabalhar na área recuada da linha d’água. Ele reclama das promessas não cumpridas pela Prefeitura.
“O píer que temos hoje já existe há muitos anos. Com toda a mudança climática que passamos, a maré quando sobe, o píer submerge, podendo causar vários acidentes, inclusive elétricos. Temos trabalhado direto expostos ao sol, já que a cobertura caiu por falta de manutenção”, descreve Dominique.
A instabilidade de comando na secretaria também acaba por contribuir com a morosidade na solução do problema. Após o retorno do vereador Dom de Búzios, antigo secretário de Pesca, para a Câmara, o comando da pasta passou a ser de outro representante do Legislativo, o também parlamentar Uriel Pereira, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (6).
A reportagem entrou em contato com Uriel, que acredita ter ciência dos problemas locais no setor pesqueiro nos próximos dias. As ações iniciais, segundo ele, é na própria sede da secretaria.
“Eu tô pegando hoje, estamos pintando, fazendo aquela movimentação. Em uma semana, podemos falar dos projetos que temos em mente. Agora eu tenho que dar uma agitada, vendo negócio de pintura, para preparar a equipe pra gente começar a trabalhar.
Quero sentar primeiro com os pescadores pra ficar uma coisa mais fácil. A primeira que eu quero fazer é ouvir os pescadores”, declarou.
Questionada, a Prefeitura informou que o píer da Armação e os outros dois ancoradouros do município estão no cronograma de prioridades da Secretaria de Obras. O governo municipal disse ainda que, em breve, o local será contemplado com obras de infraestrutura, e que, neste momento a demanda se encontra no setor de projetos.
Por fim, a Prefeitura de Búzios afirma que “considera importante o apontamento e informa que está trabalhando para que cada vez mais pontos do município recebam obras infraestrutura necessárias para atender as demandas dos munícipes”.