Nascido na Tijuca, mas criado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, Ronald Pantoja está em Búzios há 26 anos. Morava no bairro de Manguinhos em uma casa na beira da Lagoa, depois adquiriu um terreno na Rasa e começou a construção de sua casa. Mora há sete anos no novo bairro, depois que casou teve um filho de 5 anos, o Pantojinha.
Fotógrafo, Pantoja começou a fotografar nos anos 90, quando sua mãe resolveu a fazer o jornal Mexilhão, no jornal conheceu o Walmor Freitas que era fotógrafo. Sempre gostou da fotojornalismo, e ali aprendeu com Walmor e Jorge Jamaica.
Foi aprendendo com eles, depois iniciou alguns cursos, o próprio Walmor tirava algumas dúvidas. Entrou de cara no mercado na época fazendo fotos de festas, casamentos e algumas campanhas política, depois caiu dentro no que mais gostava: fotojornalismo.
Foi descobrindo o talento aos poucos, e um tempo depois de Búzios se emancipar (esteve presente na Alerj em uma das manifestações) fez o primeiro concurso público da cidade em outra área (seu amor pela Cidade é tão grande que tem o brasão dela tatuado na perna), já na prefeitura teve um convite de Sérgio Quisak para trabalhar na comunicação da ali adquiriu uma experiência.
Nesses anos de fotografia, 10 anos foram na comunicação de Búzios onde teve fotos em diversos veículos de comunicação de grande circulação do Brasil.