Search
Degradê com CSS
20171220_070825

O bairro Peró, em Cabo Frio, terá a partir da próxima terça-feira, (26), um mercado sustentável. A área foi montada em 12 containeres, com inspiração nos Farmers Market (mercados do produtor) americanos e europeus e no Mercadão de São Paulo. O Container Market Peró (mercado de container) ficará na Avenida dos Pescadores, principal via do Peró e perto da praia. O funcionamento será das 9h à meia-noite.

De acordo com a administração, o espaço contará com 25 boxes, que serão ocupados por empreendedores com destaque para o grande espaço goumert; Outros dois containeres serão destinados para a área com games.

Nos boxes estarão, entre outros atrativos, o famoso bolinho de bacalhau do Ranieri (de Búzios) e o melhor chope da Região dos Lagos, tirado por Ramon Martins, com 45 anos de experiência. O espaço goumert, que ficará no segundo piso, terá quatro pratos diferentes: frutos do mar; carnes; massas; e, costelinha com molho barbecue. O Mercado terá ainda um espaço para informações turísticas e comprar passeios de barco e para o tour de Land Rover pelas praias do Peró, Conchas e Ilha do Japonês. O boxe também terá um espaço para o projeto Bandeira Azul (a Praia do Peró é candidata ao título internacional de qualidade).

Parte da receita da choperia será destinada à manutenção do mercado. Os empreendedores não pagarão aluguel: eles vão contribuir apenas com percentual da receita para que não tenham prejuízo na baixa temporada. Os empreendedores locais tiveram prioridade para ocupar os boxes e todos os boxes já estão reservados.

“A crise econômica provocou mudanças. As pessoas estão buscando coisas boas, bonitas e baratas. Pequenos empresários perderam seus empregos. No Container Market eles terão nova oportunidade e serão parceiros. O foco do empreendimento é a qualidade” afirmou o empresário Roberto Saci, que está há 35 anos nos ramos do turismo e da construção civil. Ele também idealizou Container Hostel, inaugurado no início do ano no Peró.

O Presidente da Federação de Convention Bureau do Estado do Rio, Marco Navega comemorou. “Pela segunda vez neste ano tão difícil para a economia, Roberto Saci nos surpreende positivamente com um empreendimento inovador que contribui em muito para o fortalecimento do turismo no interior fluminense”, elogiou.

Sobre o mercado container – Todo o sistema de iluminação do Container Market é produzido por uma turbina eólica, que produz 500 watts de energia, o suficiente para manter acesas 40 lâmpadas de LED. O conjunto aproveita a água de chuva e águas servidas. O tratamento de esgotos é ecológico (evapotranspiração) e usa bananeiras (que consome de 15 a 30 litros de água por dia). As águas servidas das pias são reutilizadas nos mictórios; as pias são baldes de obra e há sanitários para portadores de necessidades especiais:

“Praticamente todo o material usado é sobra de obras. O projeto estimula o contato direto do produtor local com o turista. Todos os letreiros e a decoração são de autoria do marceneiro e artesão Fábio Alves, que, assim como os demais empreendedores, vão ministrar cursos e palestras na época de menor movimento no Peró”, explica o arquiteto Alex Antunes, graduado em Meio Ambiente.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!