Um dia de conscientização sobre os males provocados pelo descarte incorreto de resíduos. Comunidade e estudantes deram as mãos na Praia do Peró, em Cabo Frio, no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), que ocorre tradicionalmente no terceiro sábado de setembro. O movimento cívico une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em um único dia.
Em Cabo Frio, a ação, que também aconteceu na Praia do Forte, foi organizada pela coordenação do programa Bandeira Azul da praia do Peró, a pioneira do interior fluminense na conquista do sonhado selo internacional de qualidade ambiental. No sábado, Dia da Árvore, dezenas de espécies típicas de restinga foram plantadas no Pontal do Peró. Foi uma manhã de muita sensibilização quanto às consequências do descarte incorreto e excessivo de resíduos, principalmente os plásticos.
Os alunos e a comunidade do Peró estavam engajados, participando de um dos maiores eventos de limpeza do mundo e refletindo sobre o consumo dos chamados plásticos de uso único. Agradecemos a comunidade do Peró por este dia de muitas trocas e conscientização – comentou a coordenadora da Bandeira Azul no Peró, Luisa Reith, que teve o trabalho elogiado pelo biólogo Mário Flávio, dos Amigos do Peró e ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio. O DMLRP foi criado e vem sendo desenvolvido desde 1986 pelo Ocean Conservancy – Centro para a Conservação da Vida Marinha. No Brasil acontece desde 1997. A iniciativa também está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para esta década (2021 a 2030), da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global voltado ao objetivo 14, que versa sobre a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
Além do mutirão de limpeza da praia, os voluntários e banhistas puderam visitar a exposição de peças anatômicas da fauna marinha. Estudantes da Escola Evaldo Sales participaram ativamente do mutirão. Na próxima sexta-feira (27), os projetos para o verão na orla do Peró serão anunciados na reunião do Conselho Gestor do programa Bandeira Azul. Entre outras medidas, está prevista a reforma dos canteiros e a mudança do acesso dos veículos de carga e descarga. O trânsito na orla do Peró é permitido apenas para ciclistas e pedestres, uma das vitórias conquistadas pela comunidade e visitantes.