PRAIA DO PERÓ GANHA PLACAS EDUCATIVAS
Um convite à preservação. Candidata à Bandeira Azul, título internacional de qualidade, a Praia do Peró, em Cabo Frio, acaba de ganhar novas lixeiras sustentáveis e placas educativas que pedem aos banhistas que não deixem lixo na areia. No dia 29, centenas de voluntários, todos defensores do projeto Bandeira Azul, vão participar de um grande mutirão de limpeza da praia, que tem sete quilômetros de extensão e índice zero de poluição.
As novas ações de ordenamento e preservação da praia, feitas pela prefeitura, visam a atender as exigências de concessão do selo, que precisa ser aprovado por um júri nacional e por outro internacional. A praia já teve o seu sistema de iluminação refeito e está ganhando um novo esquema de trânsito: a facilidade de escoamento do tráfego é um dos requisitos para a praia conquistar a Bandeira Azul:
— Vamos conquistar nosso selo Bandeira Azul e seremos modelo para outras praias do Brasil. Tenho certeza disso. O Peró é um grande destino turístico e sustentável – afirmou a secretária de Turismo de Cabo Frio, Fabíola Bleicker.
No dia 29 serão realizadas várias atividades no Peró para conscientizar os banhistas sobre os problemas causados pelo lixo deixado na praia. As ações vão envolver os quiosques e os ambulantes que trabalham no local. O programa prevê atividades de conscientização ambiental com crianças, jovens e adultos na areia da praia e na restinga.
No mesmo dia será retomado o projeto de plantio dos canteiros de ipomeas e a instalação de placas educativas sobre conduta em praias. O primeiro jardim de ipomeas (plantas fixadoras de dunas), em frente ao Hotel Paradise Peró, foi feito pela ONG Ondas do Peró. Vão participar das atividades representantes de várias secretarias municipais, com apoio da rede hoteleira e do comércio do Peró. As escolas públicas e particulares e academias de ginástica do balneário também estão convidadas a participar do evento.
— O objetivo do evento é levar consciência ecológica e a valorização dos recursos naturais e cuidados com o bioma da região da praia e arredores – disse o ambientalista Paulo Bayer, que coordena o projeto piloto para a certificação Bandeira Azul.
O Programa Bandeira Azul é o maior e mais antigo selo ambiental para praias e marinas no mundo, com atualmente 49 países executando o programa. Chancelado pela FEE – Foundation for Environmental Education, o programa é operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), com sede em Florianópolis, Santa Catarina.
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/04/13/parque-estadual-da-costa-do-sol-mangue-de-pedras-sera-incluido-e-dunas-do-pero-nao/