Pular para o conteúdo
Search

Perfis dos pré-candidatos a prefeito em Macaé: Silvinho Lopes (DEM)

mussi silvinho lopes

O CANDIDATO COM PEDIGREE: O REPRESENTANTE DA FAMÍLIA MUSSI


Monumento o ‘S’ do Petróleo feito durante o mandato do Silvio, o pai/ reprodução

A família Mussi tem forte presença na recente história política de Macaé. Em 1977, o médico cardiologista Carlos Emir Mussi foi eleito prefeito, governando até 1982. Entre 1988 e 1992, foi a vez do prefeito Sílvio Lopes, um primo da família, empresário do ramo de agências funerárias e que exerceu mandato de deputado federal de 1995-1996. Ainda antes da existência da reeleição, Carlos Emir Mussi volta à prefeitura sucedendo Silvio nos anos de 1993 a 1996, onde conseguiu, inclusive alçar a própria mulher, Tânia Jardim, à deputada estadual e presidente da ALERJ.

Silvio Lopes é eleito para dois mandatos consecutivos, entre 1997 e 2004. E, embora as preferências pela sucessão caíssem sobre o então secretário de saúde, Dr. Pedro Reis, a pressão do sobrinho Riverton Mussi, que era presidente da Câmara se fez sentir, e ele foi eleito também para dois mandatos de 2005 -2012. Os dois filhos de Silvio Lopes, Glauco e Silvinho Lopes também tiveram cargos de deputado estadual e federal. Fazendo uma soma, assim por cima: oito anos de Carlos Emir, 12 anos de Silvio Lopes, 8 anos de Riverton – apesar das divergências intrafamiliares que ocorreram na política e no relacionamento – o fato é que o sobrenome Mussi esteve no poder cerca de 30 anos. Lembrando que o atual prefeito Dr. Aluízio cresceu frequentando a casa de “tio Sílvio” e que esteve presente nos governos Mussi, por mais que tenha sido eleito com o discurso da mudança.

Silvio Lopes tentou a quarta eleição em 2008, mas amargou um triste terceiro lugar. E em 2012, não conseguiu sequer se eleger vereador por Macaé. Será um cansaço do eleitorado com o sobrenome?

Silvinho Lopes – a esperança da volta dos Mussi ao poder

Silvio, filho / O Debate

Com o prefeito Riverton inelegível, os grupos políticos que circundam a família escolheram Silvinho Lopes como o nome mais leve para disputa da próxima eleição. São donos da Rádio 95FM, de bom alcance na cidade, chegaram a demitir o radialista e suplente de vereador, atualmente com mandato, Robson Oliveira, para reduzir a concorrência, mas Robson não bebeu esse café amargo e rapidamente se colocou em outra rádio que apoia o governo de Dr. Aluízio.

Embora carregue o mesmo nome do pai, Silvinho Lopes não tem o desgaste da rejeição. Porém, trabalha para que o nome e feitos políticos estejam sempre entrelaçados ao do pai. Logo no primeiro mandato, Silvio contou com recursos novos advindos do Fundo de Participação dos Municípios – o que lhe deu fôlego para muitas obras, depois continuadas com o crescimento dos royalties e das gordas parcelas do valor repassado pela União e que trouxeram a Macaé um dos maiores orçamentos do Estado e do País.

Pós-graduado e mestrando em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Silvinho tem 54 anos. Já foi secretário de Planejamento e Gestão Municipal de Macaé no período de 1997 a 2004, durante a gestão do pai. Uma das críticas feitas à época foi a linha tênue entre o que poderia ser considerado nepotismo ou como parte de um “Estado Patrimonialista”, com favoritismo a parentes e amigos do clã, no dizer do cientista político Francis Fukuyama.

A prova cabal: além do cargo do Silvinho, os irmãos também ganharam secretarias próprias. A família toda, aparentemente, possui qualificações excepcionais para ocupar cargos públicos: Glauco Lopes foi secretário de Turismo; Aldo Mussi Lopes foi responsável pela Fundação de Cultura de Macaé, e o primo Riverton era presidente da Câmara.

Atualmente, Carlos Emir Júnior e a mãe, Tânia Jardim, apoiam o atual prefeito Dr. Aluízio Jr. Tânia já foi presidente da Fundação de Cultura de Macaé. Junior, como é chamado, já foi candidato a vereador e assumiu a cadeira como suplente. Atualmente administra o Centro de Especialidades Dona Alba que, a contar pelas críticas nas redes sociais, não anda muito bem das pernas.

A candidatura de Silvinho, assim no diminutivo, tende a deixar dúvidas sobre as reais metas no governo. Filiado ao DEM de Cesar Maia, Rodrigo Maia e Eduardo Paes, traz, assim como o partido, uma proposta liberal para a economia da cidade, que nesse momento de crise, beneficiaria apenas os mais ricos, empresários e políticos estabelecidos.

Fica ainda a dúvida se a candidatura visa restabelecer o “clã Lopes” no topo da cadeia alimentar da política de Macaé e retornar ao clássico modelo de gestão do pai, onde ‘centralização de poder nas mãos de familiares’, com a volta dos patamares patrimonialistas, bastante atrasados diante dos desafios do novo milênio, da pandemia, do pós-pandemia e de todas as crises de saúde, econômica, financeira e emocionais que estamos vivendo. Macaé ainda traz algumas particularidades, onde a significativa queda na arrecadação dos royalties, somada à bolha imobiliária esfacelada, falta de empregos e fechamento de empresas montam um cenário com perspectivas muito sombrias pela frente.

Quem viver, verá.

A Prensa publicou outros perfis de pré-candidatos À Prefeitura de Macaé, confira abaixo:

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/08/19/perfis-dos-pre-candidatos-a-prefeito-em-macae-andre-longobardi-republicanos/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.