Pular para o conteúdo
Search

Perfis dos pré-candidatos a prefeito em Macaé: Ricardo Bichão (PRTB)

O voto de protesto e seus riscos

O efeito voto de protesto

O Rio de Janeiro na onda do voto de protesto quase elegeu um chimpanzé para prefeito/ reprodução

Em todas as eleições brasileiras, sempre houve o inusitado. Em 1958, os paulistanos elegeram para sua Câmara Municipal, o recém-chegado no zoológico da cidade o rinoceronte Cacareco,uma fêmea que teve quase 100 mil votos em um universo de 1.120.000 eleitores, próximo dos 10%. Um fenômeno.

Em 1988, a revista humorística Casseta Popular, lançou o querido Macaco Tião – conhecido por atirar suas fezes nos visitantes do zoológico do Rio – à prefeitura.

O resultado foram 400 mil votos que colocaram Tião como o 3º mais bem-colocado no pleito caso sua candidatura fosse validada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O candidato do Prona, Éneas Carneiro, durante ciclo de debates na OAB. Ele tinha a criação de bomba atômica no seu plano de governo/ Reprodução


De lá pra cá, assistimos vários votos de protesto, como Eneas em 1989 que virou verdadeiro fenômeno, e que mesmo prometendo que nunca se candidataria a outro cargo se não presidente da República, acabou se elegendo deputado federal por São Paulo com votação recorde: mais de 1,57 milhão de votos, com essa expressiva votação Enéas garantiu 5 vagas na Câmara, Uma para ele e mais cinco para candidatos de seu partido – quatro dos quais não tiveram mais de mil votos. Numa eleição que, em média, o deputado eleito precisava de cerca 161 mil votos.

O caso mais recente e que criou, inclusive uma lei com seu nome, foi do palhaço / candidato / deputado Tiririca que depois de ter eleito deputados de carona no seu quociente eleitoral, viu promulgada uma Proposta de Emenda à Constituição a PEC 40/2011 que, em resumo, impede que deputados com votações baixas assumam.

“Adivinha quem é? É o Tiririca” / reprodução

O bom humor brasileiro sempre acha novas formas de protesto e em 2018, o sucesso total foi do Cabo Daciolo que ficou a frente de fortes nomes, com mais recursos financeiros e tempo de TV, como Henrique Meireles, Marina Silva, Álvaro Dias etc.


Ricardo Bichão – a zebra correndo pela cerca externa

É o Bichão!

Natural de Macaé e filho de pais trabalhadores informais, mora na Nova Holanda, que o torna Bichão próximo da população, bom para quem quer se tornar prefeito de Macaé.

Bichão trabalha desde cedo para ajudar a família, carregando caixas de gelo no Mercado de Peixes aos nove anos, flanelinha aos 13, e aos 15 anos construiu seu primeiro barco. Aos 18 anos, virou pescador. Por ficar 4 dias em alto mar e só retornar quando a embarcação estivesse cheia de pescado ganhou o apelido: ‘Bichão’.

Dono da RS Navegação que atua no mercado offshore com diversas embarcações, ele garante não esquecer da importância do desenvolvimento social.

Bichão é filiado ao PRTB partido de Levy FIdelix e do vice-presidente da República General Mourão e não procura alianças partidárias.

Os que o conhecem de perto, afirmam que sua candidatura buscará justamente os votos de protesto. E que trata-se apenas de um balão de ensaio, na base do “Cacareco/Tião/Enéas/Tiririca” para futuros projetos políticos.

Quem viver, verá.


https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/08/21/perfis-dos-pre-candidatos-a-prefeito-em-macae-silvinho-lopes-dem/

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.