No cenário político de Búzios, um nome se destaca não apenas pela sua trajetória, mas pela maneira de exercer o papel de vereador. Gelmires, conhecido como Gugu de Nair, tem 44 anos e é natural de Búzios, Centro (que chama de Mangue, como aprendeu durante a infância com os moradores mais antigos, como a sua própria mãe, a saudosa Nair). Atualmente em seu segundo mandato, Gugu é reconhecido por sua simpatia e disponibilidade em receber e ouvir os cidadãos, o que o torna um representante próximo e acessível. Antenado, foi pioneiro em usar as redes sociais para um contato mais amplo com os munícipes. “É a população que manda, e eu não fico esperando. Uso as redes sociais, além do trabalho de campo, para buscar as demandas”, abre a conversa que tivemos para traçar esse perfil que encabeça uma série, que começa hoje na Prensa, onde exporemos semanalmente o mandato dos atuais vereadores de Búzios.
Gugu iniciou sua atuação política em 2008, quando sua entrada na política parecia quase inesperada. Ao longo dos anos, ele se firmou como uma figura crítica e comprometida, destacando-se por sua abordagem centrada na fiscalização do Poder Executivo e na busca por transparência nos processos governamentais. Em suas palavras: “Na primeira eleição, comecei com o discurso de um jovem na política, mas logo mergulhei na fiscalização e projetos de transparência.”
Um marco em sua atuação foi a participação na abertura de uma CPI do Boletim Oficial, em parceria com outro vereador. Essa iniciativa levou a um processo longo de investigação pela Justiça, que dura até hoje. Nessa esteira, é dele a lei que tornou o boletim impresso em um recurso online acessível a todos os cidadãos, e menos suscetível a fraudes. Além disso, Gugu de Nair empenhou-se em ampliar a transparência, inclusive propondo a transmissão ao vivo não apenas das sessões, mas também de reuniões de comissões, proporcionando uma aproximação sem precedentes entre a Casa Legislativa e a população.
A vertente esportiva é outra dimensão importante do trabalho de Gugu. Sua dedicação pessoal ao esporte resultou em projetos sociais inovadores, como o “Búzios Futevôlei”, que oferece aulas gratuitas desta modalidade esportiva a mais de 200 alunos, promovendo atividades saudáveis e afastando jovens da ociosidade. Como legislador, o esporte une-se ao seu perfil de proximidade com os diferentes grupos que compõem a comunidade buziana. “Foi a garotada que pratica ‘Altinha’ em Geribá que me procurou. Com uma faixa de areia cada vez menor, por conta das questões climáticas, ao disputar espaço com os banhistas, a prática estava sendo criminalizada. Então fizemos a indicação que destina um espaço para essa prática no canto direito. É um sucesso!”
A atuação de Gugu no Legislativo parece refletir a postura crítica e fiscalizadora que afirma manter em seu mandato, estabelecendo um equilíbrio entre apoio ao governo e cobrança por ações responsáveis. Com equipe notoriamente pequena, reforça que a escolha foi por pessoas técnicas, preparadas, e que o objetivo é criar leis cuidadosamente elaboradas, visando proteger os mais desfavorecidos e promover a inclusão. Um exemplo que apresenta é a legislação que aborda a proibição de fogos de artifício com estampido, levando em consideração idosos, crianças, pessoas portadoras de síndromes como a do Espectro Autista, e também os animais. “Lamento que a lei não esteja sendo cumprida, e cobro do Executivo. Assim como cobro que sejam cumpridas leis criadas por outros vereadores, como a que proíbe garrafas de vidro e canudos plásticos nas praias. É um absurdo e oficializei recentemente, por meio de ofício, que seja cumprida com urgência.”
Ao longo de sua jornada política, Gugu de Nair avalia que a população também o enxerga como uma voz independente e comprometida, buscando sempre o bem-estar da comunidade de Búzios. Como exemplo dessa independência, aponta sua atuação no âmbito educacional. Gugu demonstrou preocupação com a qualidade do ensino, fiscalizando escolas e buscando melhorias para a formação das crianças. Mesmo compondo a base do governo, lembra que foi ele que solicitou, em 2022, a presença da secretária de Educação, à época, para esclarecimentos aos parlamentares e também à população presente. “A dignidade dos alunos é fundamental, ações como merenda, uniforme, estrutura das unidades, claro. Inclusive, é indicação minha a creche em José Gonçalves. Hoje a escola Eliete Mureb, em São José, acabou de passar por uma requalificação. Cobrei intensamente isso ao Poder Executivo. Mas não podemos perder o foco do nível de ensino. Por isso, cobro o resultado do *IDEB.”
A população já se acostumou com a tenda de urgência na Unidade Básica de Saúde Médico Paulo Acherman, na entrada do bairro Ferradura, todos os verões, o que é crucial para o atendimento rápido e eficiente, salvando vidas durante o período de maior movimento na cidade. Mas poucos sabem que foi indicação de Gugu de Nair, que, inclusive, lembra que destinou todo valor da emenda impositiva, a que tem direito como vereador, para viabilizar o projeto. Além da saúde, outra pauta sensível em Búzios, o meio ambiente, parece ter sua atenção. Ele aponta seu protagonismo na questão do Rio Uma como um exemplo. “Um projeto estadual, que tramitava em silêncio, pretende desviar efluentes vindos de outros municípios, que antes iam para a Lagoa de Araruama, para este rio. Isso deixaria de poluir um ecossistema importante, mas levaria esgoto diretamente para outro, que são as praias de Búzios. Trouxe o presidente da comissão de meio ambiente da ALERJ para uma discussão que envolveu toda a sociedade e cobramos respostas e ações efetivas de quem tem a maior parte da responsabilidade, que é a concessionária de água e esgoto, Prolagos”, finaliza.
*IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica