Search
Degradê com CSS
rafael-esporte

Por Rafael Alvarenga

rafael-esporteDesde 2013 o Campeonato brasileiro é disputado através do sistema de pontos corridos. São dois turnos onde todos jogam contra todos e ao fim a equipe com mais pontos conquistados levanta o caneco.

 

Os adeptos desse sistema argumentam que assim o campeonato fica mais justo. Vence o melhor e ponto final. Ora, temos aqui um padrão ético consequencialista. Independente do time jogar bonito, ser inovador no sistema tático e marcar a história com golaços e jogadas brilhantes, basta que ele vença. Importa o fim, não os meios.

 

Ocorre que esse formato vem da Europa, onde está a FIFA. Lá os campeonatos nacionais são disputados através dos pontos corridos. Entretanto, a suntuosa Liga dos Campeões Europeus não funciona dessa forma. Os clubes são divididos em grupos e esses se classificam para a fase de mata-mata. Um sistema semelhante ao das Copas do Mundo de Futebol e da Copa Libertadores da América.

 

Curioso é que ninguém questiona o título europeu do Real Madrid, o sul-americano do Atlético Nacional da Colômbia e tampouco o mundial da Alemanha. Quer dizer que o sistema dos pontos corridos é mais justo apenas quando a questão são os campeonatos nacionais? Quanto o assunto são campeonatos continentais ou mundiais ele é menos justo, ou menos o que?

Particularmente não sou a favor de o Brasileirão ser disputado através de pontos corridos. Prefiro finais ainda que meu time termine a fase de grupos em primeiro lugar. Quem vê a final de um campeonato não esquece, mesmo que seu time não esteja jogando. Enquanto isso, na era dos pontos corridos, mal sabemos quem foi o campeão brasileiro de 2013. Você sabe?

 

 

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!