Pular para o conteúdo
Search

Alia Atkinson, provavelmente você nunca ouviu falar dela. Assim como não deve se lembrar de um nadador negro disputando grandes competições. É que a natação é um esporte dominado pelos brancos. Entretanto vamos à apresentação, neste caso, da exceção: Atkinson é uma nadadora negra da Jamaica. Na natação isso, por si só, já é uma proeza, mas ela foi além. Faturou a medalha de ouro dos 50m livre durante o campeonato mundial de piscina curta disputado neste momento na cidade chinesa de Hangzhou.

E porque a natação é um esporte dominado pelos brancos? Eles nadam melhor? A ciência poderia buscar explicações na densidade dos corpos, no volume da massa muscular. No entanto, eu creio que a causa tenha outra natureza. Afinal, como é fácil constatar, a natação requer certas necessidades. Manter uma piscina em boas condições para o treinamento dos atletas custa caro. Então, quem tem acesso a essas estruturas clubistas, majoritariamente particulares? Infelizmente a modalidade passa a régua nos atletas. Noves fora, permanecem aqueles que vemos disputando os pálidos mundiais…

Ora, mas voltemos a nadadora jamaicana. Ela além de ser negra disputando mundial de natação, além de ganhar medalha de ouro, reclamou da soberania branca. E terminou dizendo que pretende ser exemplo para jovens negros. Sua entrevista não foi amplamente divulgada e é difícil encontrá-la até mesmo na internet.

Alia Atkinson é um peixe raro pelo seu desempenho nas piscinas, mas sobretudo por sua visão política e social capaz de perceber porque o negro ainda ocupa espaços pré-determinados. Parabéns, Atkinson! Pois é preciso coragem para exigir um lugar além dos campos de futebol e das quadras de basquete para o atleta negro.

Rafael Alvarenga é nosso cronista esportivo e professor de filosofia

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.