Com a Semana Santa se aproximando, a procura por peixes tende à ter um grande aumento. Ao longo dos dias que antecedem a celebração religiosa, a procura por peixes vem crescendo, com alguns clientes antecipando suas compras. No entanto, a maioria dos consumidores optam por adquirir os pescados perto da data, gerando um movimento intenso nas peixarias.
Segundo Jefferson, da Peixaria Maré Alta, as tradições da Semana Santa, já não são como antes, “Antigamente as vendas se iniciavam semanas antes e a procura era intensa. Hoje em dia, o grande movimento nas peixarias acontece até o Carnaval.” Mas é esperado, que a procura aumente durante a Semana Santa. Jefferson explica ainda que para dar conta da demanda espera que os pescadores locais consigam aumentar o fluxo da pesca, visto que, nas ultimas semanas o mau tempo e o vento tem gerado prejuízo.
De acordo com o presidente executivo da Associação Brasileira da Piscicultura, Francisco Medeiros, em 2022, o Brasil produziu 860 mil toneladas de peixes e o setor cresceu 2,3% em relação a 2021. Entre os produtos mais procurados, estão o filé de tilápia e o salmão, seguidos de peixes inteiros, como piava, jundiá e traíra.