Ciclistas vão movimentar a cidade neste sábado(15) em Búzios durante o evento Pedala Búzios. Com saída do bairro São José às 9h, indo até a Praça Santos Dumont e depois retornando ao bairro.
O objetivo do evento é implantar cada vez mais a pratica do ciclismo na cidade e mostrar a importância do respeito ao ciclista. Essa primeira edição marcará a última vez em que uma atividade como esta passará pelo Avenida José Bento Ribeiro Dantas, trecho Tartaruga à Barbuda, sem ciclovia e ciclo-faixa. Uma reivindicação antiga da comunidade que afeta os moradores, em especial pedestres e ciclistas.
Com previsão de conclusão para o ano que vem, a obra de urbanização da Avenida José Bento Ribeiro Dantas inclui rede de esgoto, rede de drenagem, ciclovia nos dois lados da pista, calçada, pavimentação da via, travessias elevadas, iluminação e sinalização.
O 1º Pedala Búzios é uma iniciativa da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, com apoio da Visual Bike. E terá apoio da Secretaria de Segurança através da Guarda Municipal e também apoio da Polícia Militar. Haverá também o sorteio de uma bicicleta e entrega de brindes.
10 motivos para andar de bicicleta
1- Andar de bicicleta pode reunir a família inteira.
2 – Ao pedalar, todo o organismo é trabalhado e a circulação sanguínea aumenta.
3 – Aliado a uma dieta balanceada e adequada, pedalar de 30 a 40 minutos por dia colabora com a perda de peso.
4 – Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imunológico fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos.
5- De acordo com Hassan Ahmed Yassine Neto, além de melhorar a contração do coração, andar de bicicleta também evita o infarto.
6 – O ciclismo ajuda a combater tensões e a depressão, de acordo com o médico Hassan Ahmed Yassine Neto.
7 – Andar de bicicleta ajuda a controlar a pressão arterial.
8 – A prática diminui a gordura que fica armazenada no organismo.
9 – As pedaladas aumentam a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos pulmões
10 – Além de trabalhar os músculos da perna durante as pedaladas, outras áreas como coxas, panturrilha e costas são ativadas.