Oficialmente o PDT de Cabo Frio está dividido entre permanecer com a candidatura de Rafael Peçanha (PDT) para a prefeitura ou apoiar Dr. Adriano (REDE). A reunião de última hora que fez vazar essa informação aconteceu na noite deste sábado (12). Mas fontes internas do partido afirmam que é certo; o PDT de Cabo Frio vai fechar com Dr. Adriano, e a decisão será tomada na convenção do partido nesta segunda-feira (14).
A equipe de Dr. Adriano afirmou ao Prensa que não sabia desta informação e que estão surpresos com essa decisão do PDT, mesmo que por enquanto não seja oficial, porém consideram positivo. Não conseguimos contato pessoal com o pré-candidato pela REDE, e que teve 23.287 votos, 20 mil a menos que Marquinho Mendes, que teve 44.161 votos, na eleição em 2016, e que deixou em terceiro lugar o atual deputado estadual Janio Mendes (PDT). Janio é veterano em candidaturas a prefeito de Cabo Frio, como também veterano em amargar derrotas neste pleito.
Rafael Peçanha, questionado pelo Prensa, primeiro reitera que até o momento não é oficial, mas que, caso se confirme os rumores, realmente será decepcionante.
“Estou construindo uma grande aliança ao redor de um projeto progressista que é justamente o contrário disso tudo que está aí. Se a decisão for essa lamento.”
O arco de alianças formado por Rafael incluía o PT, PV, PPL, e o PSB, formando um apoio à esquerda que há muito tempo o PDT, em especial na Região dos Lagos, não recebia. Rafael, que exerce seu primeiro mandato como vereador, se destacou com sua atuação firme e combativa no legislativo cabo-friense e todos concordam que tinha chances reais de vencer.
Ao que parece a direção do PDT de Cabo Frio não está preocupada com uma aliança progressista, e irá para o centro com a REDE de Dr. Adriano em busca da vitória, que também é possível, sobre Marquinho Mendes, que conseguiu, através de um recurso, na tarde da última sexta-feira (11), mesmo cassado, o direito de disputar as eleições suplementares marcada para o dia 24 de junho.
Já circulam rumores que Rafael Peçanha, que afirma que pessoalmente ainda não tomou nenhuma decisão sobre o que fará ao se confirmar a decisão do PDT pelo apoio a Adriano, poderia migrar para o PSOL. Rafael, no entanto, descartou ao Prensa essa possibilidade.
“Seja que decisão eu venha a tomar, no caso do PDT escolher apoiar Dr.Adriano, eu sou vereador e meu mandato segue na mesma linha de atuação que me propus desde o inicio.”, afirma sem dizer se ficará neutro ou também poderá apoiar o até então rival na disputa à prefeitura de Cabo Frio.