A Câmara Municipal aprovou, na sessão de terça-feira (31), requerimento para cobrar do governador Claudio Castro o início das obras
Nesta quarta-feira (1º), faz exatamente um ano que o governador Cláudio Castro fez a promessa de dar prioridade para pavimentação da Estrada do Nelore, que vai facilitar a ligação viária da Costa do Sol. Mas, por enquanto, nada de canteiro de obras na estrada. Na quarta-feira (31) a Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou por unanimidade requerimento para que o governador explique o motivo pelo qual até hoje não cumpriu a promessa de usar os recursos da venda da Cedae para pavimentar a estada.
Com 2,5 km de extensão, a via liga a Avenida Wilson Mendes à RJ-102 (Estrada do Guriri) e é apontada como fundamental para melhorar a interligação viária com segurança entre Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, além de facilitar o acesso ao Peró e Ogiva, em Cabo Frio. A promessa de dar prioridade para pavimentação da Estrada do Nelore foi feita pelo governador no dia 1º de julho de 2021 no aeroporto do Galeão, durante a inauguração dos voos da Itapemirim. O compromisso foi assumido com o presidente do Conselho para o Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega.
“Há um ano o governador fez a promessa e até agora nada, o DER (Departamento de Estrada de Rodagem) não se movimentou e o projeto não foi iniciado. A população merece estar bem informada do que se passa no processo de governo do nosso estado e município”, cobrou o vereador Davi Souza, autor do requerimento.
A Estrada do Nelore tem grande importância, também para facilitar o acesso e o escoamento do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. Atualmente, para chegar ou voltar de Búzios, ou do Peró, os turistas têm dificuldade de transitar pelas ruas estreitas e desordenadas dos bairros Gamboa e Jacaré, que também costumam ser fechadas por medida de segurança.
“Os turistas que nos visitam e os próprios moradores precisam de estradas dignas na ligação entre os municípios no topo do turismo do estado”, comentou o hoteleiro Thomaz Weber, de Búzios, um dos principais defensores da obra.
Marco Navega disse que recentemente o Ministério do Turismo confirmou que Cabo Frio e Búzios continuam na categoria A do turismo brasileiro.
“Nós fizemos a cobrança pessoalmente ao governador e ele afirmou que a Estrada do Nelore era uma prioridade. Mas até hoje, infelizmente, não recebeu a Carta da Costa do Sol, que relaciona as principais reivindicações da região”, lamentou Navega.