Pular para o conteúdo
Search

Paulo Cotias lança “12 lições contra o neofascismo” nesta terça-feira (16)

O professor e historiador Paulo Cotias lança nesta terça-feira (16/04) o livro “12 lições contra o neofascismo”
Divulgação

O encontro será na sede da editora Sophia, na Rua Major Belegard 502, Centro, Cabo Frio, a partir das 19h. Haverá bate-papo com o autor e noite de autógrafos. Na obra, Paulo Cotias analisa o neofascismo como fenômeno caleidoscópico, ou seja, multifacetado, com manifestações muitas vezes silenciosas e subliminares.

Daí surgem as 12 lições que motivam o título do livro e seus capítulos: Lição 1 – Cuidado com o academicismo; Lição 2 – O neofascismo tende a se unificar; Lição 3 – O neofascismo é envergonhado de si; Lição 4 – O neofascismo precisa de arautos; Lição 5 – O neofascismo precisa de seguidores; Lição 6 – Democracia em desencanto; Lição 7 – O neofascismo precisa de inimigos; Lição 8 – O neofascismo precisa de uma estética; Lição 9 – O neofascismo precisa de um braço armado; Lição 10 – O neofascismo precisa de um multiverso; Lição 11 – O neofascismo precisa de uma fé; Lição 12 – O neofascismo precisa de um algoritmo.

Historiador, especialista em Docência Superior e mestre em Educação, Cotias aposta na linguagem clara e objetiva aliada a uma detalhada – e necessária – contextualização histórica. Logo de início, um alerta: “Cuidado com o academicismo”.

“Tratar o neofascismo com eufemismos ou outros nomes menos comprometedores – como “populismo de direita”, “extrema direita” ou “conservadores” – é fazer seu jogo. Ele, como veremos, não pode vir à luz com esse nome. Não quer isso”.

Nas páginas seguintes, o autor segue com o dedo na ferida. Na lição 4, afirma: “O neofascista se admira no espelho, mas é temeroso das leis, ética e civilidade, que acredita que o oprimem e podem punir. Por isso, reluta, esperneia e revolta-se se for percebido clara e publicamente como tal. É como a retirada vergonhosa de um disfarce.”

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.