É com muita tristeza que Búzios se despede de mais uma das grandes figuras que tornaram essa cidade litorânea tão célebre. Morreu na manhã nesta sexta-feira (13), no Rio de Janeiro, Paul Blancpain, de 76 anos, após uma brava luta contra um câncer.
Nascido em Fribourg , na Suíça, veio para o Brasil na década de 70. Membro de uma tradicional família dos relógios Blancpain e da cerveja Cardinal, colecionou carros antigos de corrida e chegou em sexto lugar como piloto de formula 1 nos 500 Km de Interlagos (1972).
Mas foi em Búzios que fez história. Na década de 80 fundou o lendário restaurante Cheval Blanc, que ficava na Rua das Pedras, estabelecimento que permanece na memória de moradores e visitantes como o início da tradição gastronômica da cidade.
Não há como contar sua história sem falar de sua esposa Pippa. Ao Prensa em 2017, contou como se conheceram: “Nos anos 80, em Búzios, nos cruzamos num açougue, ela comprando osso para seus cães, eu filé mignon para os fregueses do Cheval. Fiquei apaixonado por aquela inglesa de nariz em pé”.
Além de Pippa ficam cheios de saudade, seus filhos, Flore, Patrick , Philipe e Pierre, também membros queridos da comunidade buziana. Mas também muitos amigos e admiradores, que fez ao longo desses mais de 30 anos no balneário, sentirão sua falta.
O corpo de Paul já está no cemitério de Sant’Anna, bairro Ossos, e sua família optou por um breve velório e a realização do sepultamento ainda nesta sexta-feira.