Três pessoas foram conduzidas à delegacia por violência doméstica
A Prefeitura de Búzios divulgou, na quinta-feira (3), o balanço de ações realizadas durante o período de Carnaval. As ações foram realizadas pelas secretarias de Segurança e Ordem Pública, Saúde, Ambiente e Serviço Público, além de agentes do Grupo Integrado de Fiscalização (GIF) e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). De acordo com dados da Guarda Civil Municipal, foram 29 chamados de emergência, sendo 12 da Patrulha Maria da Penha; e sete pessoas foram conduzidas à delegacia, desse número três foram por violência doméstica.
Os agentes da Guarda realizaram ainda 78 operações e rondas de trânsito programadas para o período; 19 apoios a outros órgãos de segurança; prestou assistência a 2 acidentes; deram apoio à Secretaria de Postura na interrupção de 2 festas clandestinas e na apreensão de uma moto com placa falsa com condutor conduzido à delegacia.
Outra ação dos agentes da corporação foi apoio a operação de desvio e orientação para viabilizar serviço de emergência da Concessionária de Energia Enel; flagraram 14 motocicletas trafegando na calçada próximo à Escola Municipal José Bento Ribeiro Dantas, em Manguinhos; prestaram ajuda na localização de uma senhora de origem haitiana que estava perdida na cidade; e atuaram na verificação de veículo danificado e abandonado na Praia de José Gonçalves.
A Coordenadoria de Postura trabalhou na fiscalização de ambulantes irregulares na orla, desobstrução de espaço público, paralisação de som alto, entre outros. Os fiscais de Trânsito e Transportes autuaram as seguintes irregularidades: carros em cima das calçadas, estacionamentos irregulares, ônibus de turismos, organização do cais e saídas das embarcações, além de coibir práticas de flanelinhas.
A Coordenadoria de Guarda-vidas realizou 82 socorros/resgate nas praias do município. Já a Coordenadoria da Defesa Civil fez vistorias nos prédios do Conselho Tutelar e no Espaço Cultural Zanine, ambos necessitam de novas vistorias técnicas com profissionais habilitados. Além disso, os fiscais identificaram irregularidades nos seguintes locais: botijão de gás em local inadequada no canto esquerdo de Geribá; árvore em estado de decomposição em Geribá; isolamento de fios caídos próximo à Praia de Tucuns.
A equipe também prestou atendimento ao foco de incêndio na Praia de Tucuns, devido ao descarte de brasas de churrasco por parte de turistas. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater o fogo. Ninguém se feriu.
Sobre a Patrulha Maria da Penha de Búzios
A Patrulha Maria da Penha de Búzios foi criada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública no dia 8 de março de 2021. Desde então, uma equipe especializada de quatro agentes da Guarda Civil Municipal, formada por um homem e três mulheres, dão assistência diariamente as mulheres vítimas de violência em todo o município.
Saiba mais sobre o Carnaval em Búzios e as ações do 25º Batalhão da Polícia Militar na Região dos Lagos: