Pular para o conteúdo
Search

Patrulha Maria da Penha completa seis anos de proteção à mulher em Macaé

Os patrulheiros fiscalizam as medidas protetivas, verificam a situação familiar da mulher vítima e realizam todo o atendimento à mulher desde o acolhimento até o encaminhamento aos demais órgãos competentes
Aniversário da Patrulha Maria da Penha, Auditório Cidade Universitária. Macaé/RJ.

Referência na implementação e atuação da Patrulha Maria da Penha, Macaé destacou, nesta terça-feira (9), os seis anos do programa como um dos principais instrumentos de proteção, monitoramento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A data é um marco e contou com cerimônia na Cidade Universitária com a participação de representantes de outros municípios e estados que seguem o modelo de Macaé.

No evento, foram abordados os direitos da mulher na legislação e os resultados do trabalho desenvolvido pelos patrulheiros no município. Em um ano – de março do ano passado até março deste ano – foram realizadas 650 horas de atendimento às mulheres vítimas de algum tipo de violência no município e cerca de 300 medidas protetivas estão em andamento.

“Criamos a Secretaria para Mulheres – são poucas no estado – e estamos avançando nas políticas públicas municipais para elas. Investimentos no atendimento às mulheres que têm total apoio e recursos do governo municipal. Somente a mulher agredida sabe o que passa dentro de casa, mas elas não estão sozinhas. A Patrulha Maria da Penha existe para protegê-las e vai continuar salvando suas vidas porque investimos no que precisam para que tenham total atendimento e acolhimento”, destacou o prefeito Welberth Rezende que participou do evento.

Equipes da Guarda Municipal/Patrulha destacaram os tipos de violência mais comuns registrados contra a mulher como a de gênero e a doméstica e familiar, nas relações familiares ou em qualquer relação íntima que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial, financeiro e econômico, conforme o artigo 5º da Lei Maria da Penha nº 11.340/2006. Os patrulheiros fiscalizam as medidas protetivas, verificam a situação familiar da mulher vítima e realizam todo o atendimento à mulher desde o acolhimento até o encaminhamento aos demais órgãos competentes. Este ano, para incremento das ações operacionais, a Patrulha Maria da Penha também ganhou uma patamo.

As ações são implementadas junto com a Rede de Proteção e Atendimento à Mulher que envolve o trabalho de vários órgãos de todas as esferas. A secretaria municipal oferece os seguintes serviços: Centro Especializado de Atendimento à Mulher Pérola Bichara Benjamim (Ceam) e Espaço da Mulher Cidadã Erosita França Leclerc. A rede também inclui a Justiça, através da 1ª Vara de Violência Doméstica; Defensoria Pública; as polícias Civil, Militar, Bombeiros e outros organismos, bem como as secretarias de Saúde e Educação, entre outras.

Também participaram do evento o vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos; a coordenadora do Ceam, Natália Mustafá; a secretária das Mulheres; Sheila Juvêncio; o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima; as Guardas Ambiental e Sênior; e a representante da Câmara Municipal do Legislativo, vereadora Iza Vicente. Ainda presentes representantes do município de Anchieta (ES); Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio (RJ); e membros da 128ª Delegacia de Polícia Civil (Rio das Ostras).

“Quero agradecer à equipe, ao governo municipal e aos parceiros da rede de proteção pelo trabalho que realizamos em conjunto. Somos referência no Estado do Rio de Janeiro e contribuímos para formação de outras patrulhas em diversos municípios, como de São Pedro da Aldeia e de Arraial, entre outros”, disse a coordenadora da Patrulha, Laila Bastos.

Ela acrescentou que o município realiza trabalho de conscientização nas escolas e junto à sociedade em geral para reduzir os índices de violência contra a mulher. “Hoje recebemos não só pedidos de socorro das vítimas, mas, de vizinhos, filhos, e de outros parentes e até amigos que denunciam de forma anônima e enviam até foto da mulher agredida”, informou.

Aniversário da Patrulha Maria da Penha, Auditório Cidade Universitária. Macaé/RJ.

“É um trabalho árduo, de política em rede, muito necessário em prol da proteção das mulheres”, disse a coordenadora do Ceam, Natália Mustafá. A secretária Sheila Juvêncio enfatizou que “nada se faz sem recursos e este governo municipal investe nas mulheres como prioridade”. O secretário de Ordem Pública destacou o trabalho de qualificação profissional que os patrulheiros recebem para desenvolver com dedicação e conhecimento as ações necessárias em prol das mulheres vítimas. Iza, única vereadora do município, disse que a Patrulha dá vida às leis. “A Câmara Municipal está junta neste trabalho garantindo mais segurança e proteção também para os patrulheiros que cuidam das mulheres”, disse.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.