Pássaro silvestre é devolvido à natureza em São Pedro da Aldeia

Espécie é característica da Mata Atlântica. O pássaro foi liberto no Parque Municipal da Mata Atlântica Aldeense

Um pássaro tiê-sangue, espécie silvestre que é característica da Mata Atlântica foi devolvido à natureza, em São Pedro da Aldeia. A Guarda Ambiental libertou o animal, nesta quinta-feira (21), após uma ação de resgate do pássaro no bairro Morro dos Milagres, nos limites do Parque Municipal da Mata Atlântica Aldeense.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, o pássaro não possuía anilha ou qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais responsáveis, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para a criação em cativeiro. O animal estava aprisionado em uma gaiola, mas nenhum responsável foi encontrado.

A espécie resgatada era uma fêmea. Segundo a secretária de Meio Ambiente e Bióloga, Raquel Trevizam, machos e fêmeas da espécie possuem características diferentes. “O macho tem uma plumagem num tom de vermelho bem intenso, as asas e a cauda pretas e próximo ao bico tem uma faixa branca. Já as fêmeas, como a que a Guarda Ambiental devolveu à natureza hoje, possuem uma plumagem parda”, explicou.

Comentários