O PM além de desrespeitar o período de quarentena pelo COVID-19 teria participado de festa com presença de outros agentes de segurança e políticos locais
A notícia da visita, mesmo em período de quarentena, do PM youtuber Gabriel Monteiro, e de uma festa da qual, supostamente, ele e outros policiais militares, além de secretários de Governo e políticos locais, teriam participado no bairro João Fernandes, foi notícia nesta segunda-feira (30) na InterTv, afiliada da Rede Globo.
A festa, se confirmada, desrespeita o decreto número 1361/2020 publicado pelo prefeito André Granado (MDB), que, entre outras medidas, trata da suspensão de eventos privados com aglomeração de pessoas.
Neste domingo (29) já tinha repercutido nas redes sociais a passagem de Monteiro pela Cidade, sem existir confirmação se participaria de alguma operação policial no município, em comportamentos desaconselhados pelas autoridades de saúde durante o período de isolamento social para a prevenção ao COVID-19. O vírus já matou 33 mil pessoas em todo o mundo e 136 em todo o Brasil. O Rio de Janeiro já registrou 13 mortes.
A Prensa relatou os fatos e solicitou explicações da Prefeitura de Búzios, que se limitou a responder, apenas ao canal de TV, que “estava esclarecendo os fatos”.
O juiz da Comarca Raphael Baddini, pronunciou-se em uma rede social questionando a conduta agente público. “A última coisa que a gente precisa neste momento é um “PM” anunciando que está violando ordens de confinamento e de vedação de entrada na cidade de Armação dos Búzios”, escreveu. E ainda citou o Código Penal: Infração de medida sanitária preventiva, Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena – detenção de um mês a um ano e multa. Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro. Clique Aqui.