Moradores e usuários das Cooperativas de Transporte Alternativo de Búzios, as vans, tem se queixado de problemas no transporte urbano diário. Reclamações tem vindo de diversas linhas e horários.
Entre as principais reclamações, estão as superlotações das vans de modelo Sprinter, que na sua fabricação original comportam quatro jogos de bancos na parte de trás, mas usuários reclamam que algumas estão rodando com cinco. “Entrei na van e percebi que estava apertado demais. Não conseguia esticar minhas pernas direito, quando notei que havia um jogo de bancos a mais, cinco na parte de trás. Todos reclamavam” declarou um passageiro que preferiu não se identificar. É importante dizer que a superlotação dos veículos coloca em risco a segurança dos passageiros e do motorista, já que o carro pode ter sua estabilidade reduzida.
Outro problema apresentado é a falta de ar condicionado nas mesmas, preocupando usuários principalmente com a chegada do verão e das altas temperaturas. “As vans estão cada vez mais abafadas, nem todas tem ar, imaginem no verão” reclama passageira.
A questão envolve risco no transporte dos passageiros e diminuição do conforto nas viagens, apesar dos passageiros continuarem a pagar a mesma tarifa de antes.
As cooperativas e a Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura foram procuradas pela nossa equipe reportagem mas não encaminharam resposta.