Em uma decisão marcante, o Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou sua entrada no governo do prefeito Welberth Rezende, após uma reunião extraordinária realizada na última sexta-feira (25). O convite do prefeito para que o PT lidere a execução do maior programa social da história de Macaé foi prontamente aceito pela legenda. O programa, inspirado em iniciativas similares de municípios como Maricá, Niteroi e Cabo Frio, busca estabelecer um programa próprio de transferência de renda, com pagamentos em moeda social. Um dos principais protagonistas dessa política é Igor Sardinha, um macaense de destaque na área.
A entrada no governo foi aprovada sem grandes surpresas, com uma maioria sólida de 18 votos favoráveis contra 3 votos contrários. Notavelmente, entre os posicionamentos contrários está o do ex-vereador Marcel Silvano que defende uma abordagem de oposição e diálogo com outras figuras políticas, como o ex-prefeito Dr. Aluizio. Sua preferência é que o partido trilhe um caminho diferente, mantendo-se fora da coalizão governamental e focando em estabelecer uma atuação crítica por meio de interações com outras lideranças políticas.
A decisão do PT de se unir ao governo municipal para liderar um ambicioso programa social coloca em destaque tanto a coesão interna quanto as divergências de abordagem dentro do partido. A implementação e os resultados desse programa agora ganham os holofotes, enquanto as diferentes visões sobre a atuação política continuam a enriquecer o cenário político local.