Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, recebe nesta sexta-feira (30) e sábado (1) o Campeonato Brasileiro Sub-21 de Judô. As competições serão realizadas na Arena Carioca 1 e o evento vai reunir 273 atletas das cinco regiões do Brasil. Vinte e cinco estados, além do Distrito Federal, terão representantes nos tatames.
Em 2022, o torneio ganhou uma novidade: a estreia da competição por equipes. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal vão competir pelo título inédito. São eles Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A Seleção Sub-21 de Judô vem de resultados expressivos ao longo do ano. Foram mais de 30 medalhas individuais conquistadas no circuito internacional, incluindo os vice-campeonatos mundiais de Kaillany Cardoso (63kg) e Beatriz Freitas (78kg) e o ouro por equipes no Campeonato Pan-Americano de Lima, no Peru.
Além de reunir alguns dos principais jovens nomes do país, o Brasileiro Sub-21 é uma das portas de entrada para a Seleção Sênior. Os campeões garantem vaga para a segunda etapa da Seletiva Nacional, que acontecerá na segunda semana de novembro, em Porto Alegre (RS). Os dois dias de terão entrada gratuita. As preliminares terão início às 9h (horário de Brasília).