No Dia Mundial do Meio Ambiente a nova sede do Parque Natural Municipal Mico-leão-dourado é inaugurada em Tamoios, no 2° distrito de Cabo Frio
A área de importância ambiental para a preservação de fauna e flora foi inaugurada nesta manhã de sábado (5), em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. A programação de abertura do Parque Natural Municipal Mico-leão-dourado contou com informações novas do local, abertura da biblioteca infantil Circulê, trilha ecológica e espaços como o auditório Adelmar Coimbra Filho.
A nova sede do Parque será aproveitada para pesquisas, aulas de campo para escolas e lazer para a população. Serão instalados centros de pesquisas, laboratórios e um viveiros para plantações de espécies da mata atlântica. Além disso, será instalado o projeto de recuperação de animais silvestres com convênios junto a Universidade Santa Úrsula, de medicina veterinária.
Para a população terá programações abertas aos finais de semana. “É um espaço que a população precisa usar, saber que é dela. Mas, claro que aqui a ocupação será controlada. Vamos abrir aos finais de semana, mas com agendamento prévio”, comenta o prefeito, José Bonifácio, em entrevista à Prensa.
A nova sede conta com o Auditório Adelmar Coimbra Filho, uma homenagem ao vanguardista nos estudos de biologia e conservação das espécies de micos-leões. A primeira trilha ecológica do Parque também foi inaugurada com 1.860 metros. O biólogo, Marcos Felipe Vargas, comenta que no local pode se encontrar diversas espécies quem vão encantar, como as diversas borboletas coloridas, os micos-leões e bichos preguiças.
Estavam presentes também na inauguração a vice-prefeita, Magnala Furtado, a deputada estadual Marta Rocha, o ex-deputado Jânio Mendes, secretários e representantes de Tamoios que atuam no governo municipal.
PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO MICO-LEÃO-DOURADO
O espaço com cerca de 15mil2 abriga matas ciliares, florestas densas e mangues, além de ser o local com inúmeras espécies de animais como o macaca-bugio, a preguiça-de-coleira e o mico-leão-dourado, espécie representante do Parque. O local também será espaço para abrigar sedes do poder público municipal como a fiscalização ambiental, Guarda Civil Municipal, a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAM) e outros serviços.
O Parque faz parte da unidade proteção integral dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, em Tamoios, sendo um remanescente de Mata Atlântica.
O espaço foi desapropriado através do Decreto Municipal n° 6.457/2021. Antes o espaço era de compromisso da Associação dos Funcionários do Banerj (Abanerj) e após o decreto a responsabilidade foi repassada para a Prefeitura de Cabo Frio.