Marcelo Morel, novo diretor da DIBAP ( Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas), que cuida de todos os parques ambientais do estado do Rio, deixou nesta quinta-feira (12), de acumular função e designou a geógrafa Nathalie Chagas chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECSol), na Região dos Lagos do Rio. Nathalie foi gestora da APA do Pau Brasil e da Serra de Sapiatiba.
Além do PECSol, outras areas de preservação terão novas chefias designadas pelo diretor da Dibap. Chama atenção a escolha de mulheres , mostrando a paridade de gênero na gestão do novo chefe dos parques do estado. Márcia Tavares, bióloga, chefiará a Apa Massambaba, Júlia Ribeiro, geógrafa, Chefe da Apa Sapiatiba, e Elisabeth Ferreira, microempresária, chefe da Apa Pau Brasil.
Morel faz um balanço positivo do periodo em que esteve à frente do PECSol.
“Resgatamos a autoridade dos agentes públicos e a legitimidade dos procedimentos administrativos.
Anulamos a disputa populista do governo anterior contra a sociedade civil organizada. Combatemos de forma enérgica os incêndios, desmatamentos associados as invasões imobiliárias nas propriedades privadas e públicas. Atuamos de forma totalmente integrada com as forças de segurança e poder judiciário. Encerramos o capítulo vergonhoso de assédio moral e coação aos funcionários do INEA. Atuamos de forma republicana aplicando a legislação vigente para todos independente de cor, raça, credo religioso, opção sexual e ideológica. Assinamos acordos de cooperação técnica científica com as universidades. Estimulamos de forma transparente o uso público pelas empresas de ecoturismo e aventuras. Todo o sistema administrativo das APAs e parque voltaram a funcionar de forma técnica e profissional.”, listou.
Morel finaliza afirmando que acredita que as novas chefes desses parques irão dar continuidade a sua forma de atuação. ” Tem início um novo ciclo na formulação Ambiental da Região dos Lagos”, finaliza.
“