Menu

Cidades

Parque da Costa do Sol tem novo gestor

O agente de defesa ambiental Ranieri Ribeiro, é o novo gestor do Parque Estadual da Costa do Sol. Nomeado pelo Instituto Estadual do Ambiente – INEA nesta quinta-feira (3), ele assume a unidade em meio as dificuldades para estruturação e sob intensa atuação do Conselho Consultivo, formado por entidades civis e governamentais. Como agente do PECS desde 2018, o novo gestor participou de operações de campo comandadas pelo ex-chefe Marcelo Morel, que pediu exoneração em 17 de junho, deixando o cargo vago por 79 dias. Neste período a gestão ficou sob responsabilidade direta da Gerência de Unidades de Conservação do INEA, comandada por Andrei Veiga.

Ranieri Ribeiro é o novo gestor do PECS


Ranieri assume com motivação e disposto a formar parcerias com prefeituras, unidades de ensino e sociedade civil de forma geral, e destaca considerar fundamental a participação do Conselho Consultivo.
Próximo de completar 10 anos, o PECS se tornou um grande desafio de gestão ambiental. O território fragmentado e de valor imobiliário elevado, somado à precariedade da estrutura operacional, gera uma série de obstáculos para a conservação. O parque já sofreu toda sorte de agressões, invasões, incêndios, caça, extração mineral, supressão de vegetação, pressões políticas e econômicas.


O Plano de Manejo, documento que norteia a gestão, foi concluído recentemente e grupos de trabalho foram criados por voluntários com o objetivo de realizar os planos setoriais, como o de regularização fundiária, de uso público, de comunicação e sinalização e o já quase concluído relatório para redelimitação dos perímetros do Parque.


Ranieri também terá o desafio de manter a ordem estabelecida por Marcelo Morel, ex-chefe da unidade e atual pré-candidato ao executivo de Búzios. Quando assumiu a chefia em 2018 com o Parque completamente desmoralizado pelas irregularidades da gestão anterior, Morel desenvolveu bom relacionamento com o Ministério Público, com as forças de segurança e instituições regionais. Dessa forma, viabilizou operações que resultaram na demolição de mais de 400 construções clandestinas na unidade. Sua determinação e coragem foram fundamentais para o enfrentamento de grupos criminosos.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras